Milhares de professores paulistas são orientados sobre a Gripe A (H1N1)

Bragança Jornal Diário

seg, 13/07/2009 - 8h43 | Do Portal do Governo

A ocorrência da Gripe A (H1N1) no País motiva todo tipo de mobilização em prol da conscientização sobre o vírus, sintomas e cuidados a serem tomados em casos suspeitos. A Secretaria Estadual da Educação iniciou nesta quarta-feira, 8, uma videoconferência para orientar os 210 mil professores da rede sobre o vírus que provoca a nova espécie de gripe.

A ação, tratada no âmbito da secretaria como capacitação, será transmitida para os educadores da Rede Estadual de Ensino através da página da ‘Rede do Saber’ na internet (www.rededosaber.sp.gov.br). De acordo com informações da assessoria da Secretaria em São Paulo, fornecidas na manhã desta quarta-feira, 8, via telefone, “somente os professores têm acesso à página, de maneira que todos deverão acompanhar as orientações sem o perigo dos congestionamentos de acesso”, antecipa.

As orientações via internet serão dadas pela doutora Telma Regina Carvalhanas, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a professora Eleuza Guazzelli, do Centro de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação. “O objetivo da iniciativa é orientar os professores sobre as formas de contágio da doença, sintomas e medidas de prevenção que podem ser adotadas”, explicam.

O vídeo ficará disponível na página da ‘Rede do Saber’ e poderá ser acessado a qualquer momento por professores que queiram tirar dúvidas a respeito do tema. Também já está disponível no site (www.educacao.sp.gov.br) um informativo elaborado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica com orientações de hábitos de higiene no ambiente escolar.

O que é Influenza H1N1?

A Influenza H1N1 é um novo subtipo viral da mesma família da gripe convencional e sua transmissão a humanos foi detectada pela primeira vez em abril desse ano nos Estados Unidos. A disseminação do vírus por todos os continentes levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar pandemia. Os principais sintomas da doença são tosse e febre alta, mas podem variar. O vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio da tosse ou espirro.