Metrô e ônibus funcionarão uma hora a mais no sábado

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

qua, 16/02/2005 - 9h13 | Do Portal do Governo

O horário de verão termina neste sábado, quando os relógios deverão se atrasados em uma hora à meia-noite

CHARLISE MORAIS

No próximo sábado, dia 19 de fevereiro, termina o horário de verão. Quando o relógio marcar meia-noite deverá ser atrasado em uma hora e voltar para 23h. O dia 19 terá uma hora a mais.

Quem depende de transporte público ou privado deve ficar atento aos horários para garantir o embarque. O Metrô e os ônibus urbanos da Capital vão aumentar em uma hora o funcionamento. Eles deverão circular até o horário previsto da linha, mesmo depois de acertados os relógios.

No caso das linhas de Metrô, que circulam até a meia-noite, quando o horário for mudado, circularão ainda até a meia-noite do horário normal. As linhas de ônibus urbanos que circulam até as 4h, por exemplo, funcionarão até as 4h do domingo. Dessa forma, o passageiro contará com uma hora a mais de atendimento no transporte.

Nos Terminais Rodoviários Interurbanos, como Tietê, Barra Funda e Jabaquara, as linhas serão paralisadas por uma hora.

Os ônibus que têm saída até as 23h59 de sábado, sairão normalmente no horário marcado. À meia-noite os relógios dos terminais serão paralisados e as horas serão informadas através do sistema de som. Quando for meia-noite novamente, no horário normal, os relógios voltarão a funcionar e os ônibus deverão obedecer o horário de saída, conforme o bilhete.

Os aviões que saem do Aeroporto de Congonhas não sofrem alteração, pois o terminal só funciona das 6h às 23h.

Já quem embarca no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, deve ficar atento.

Os vôos marcados até as 23h59 saem normalmente no horário de verão. Quem tiver passagens para depois da meia-noite, quando os relógios deverão ser atrasados, deverá aguardar o embarque no horário normal.

A Infraero recomenda aos passageiros dos vôos marcados para os dias 19 e 20 de fevereiro, que confirmem o horário com a companhia aérea.

É necessário também chegar com antecedência de um hora, quando o vôo for doméstico, e de pelo menos duas a três horas para os vôos internacionais.