Mapa dos dentes da metrópole

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 16 de junho de 2006

sex, 16/06/2006 - 10h53 | Do Portal do Governo

Em parceria com Prefeitura de Guarulhos, USP começa a pesquisar saúde bucal da população

MOACIR ASSUNÇÃO

Um convênio entre a Prefeitura de Guarulhos e a Universidade de São Paulo (USP) permitirá saber quais as condições atuais da saúde bucal de adolescentes, adultos e idosos do município. Cerca de 800 moradores de todas as regiões da cidade terão as arcadas dentárias estudadas por 12 dentistas, alunos de pós-graduação da USP, que ao mesmo tempo farão o levantamento epidemiológico da saúde bucal na cidade.

“O trabalho será muito importante porque nos permitirá saber que tipo de ação precisaremos desenvolver para atender a população. Lamentavelmente, no Brasil há uma enorme perda de dentes e um grande número de desdentados”, explica o médico Nelson Nakazone, coordenador de saúde bucal de Guarulhos. A pesquisa ocorre entre setembro e outubro, mas os técnicos da USP já estão visitando a cidade para recolher subsídios. Eles integram o grupo de alunos do curso de Especialização em Odontologia e Saúde Coletiva da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto).

Com o estudo, também ficará possível verificar qual o porcentual de doenças como cárie, gengivite e periodontite. A pesquisa ocorre por amostragem, em todas as faixas etárias. Os técnicos fizeram na semana passada a primeira visita aos serviços de saúde de Guarulhos, para conhecer programas municipais e reunir dados. A atividade integra a fase preparatória do levantamento epidemiológico de saúde bucal.

As crianças não serão avaliadas porque a Prefeitura já efetuou um trabalho com elas nas escolas da rede pública. Segundo a mestre em Odontologia e Saúde Coletiva e professora do curso de especialização da USP, Maristela Vilas Boas Fratucci, parcerias desse tipo são muito importantes, tanto para o desenvolvimento dos alunos como para a cidade. “Para os estudantes, a grande vantagem é a de conhecer a realidade, planejar e avaliar. Já o município se apropria de instrumentos epidemiológicos, que servirão para o planejamento de ações.”

SORTEIO

Com a relação das unidades de saúde do município em mãos, haverá um sorteio das ruas onde os moradores deverão ser examinados. A estimativa é de avaliar cerca de 200 pessoas de cada faixa etária. Conforme Maristela, em média serão realizados 30 exames de saúde bucal por período. Guarulhos será a quinta cidade beneficiada por essa parceria da USP. O levantamento epidemiológico já foi realizado nos municípios de Carapicuíba, Itapecerica da Serra, Valinhos e São Pedro.