Manual do sexo por telefone

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 14 de maio de 2007

seg, 14/05/2007 - 12h30 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Serviço telefônico recebe dúvidas dos jovens; 80% dos que ligam são meninas

Quando toca o telefone, os atendentes já sabem. Do outro lado da linha, são meninos e meninas querendo falar sobre sexo. Em conflito com as mudanças no corpo, com as novas sensações, com o medo de conhecer o outro e sem saber muito sobre a tal ‘primeira vez’, eles encontram no número telefônico um verdadeiro ‘manual’ das relações sexuais. Mas que número é esse?, pode questionar um ‘desesperado’ por aí. É o Disk-Adolescente, usado por jovens que precisam tirar dúvidas, discutir receios e pensar em soluções sobre a vida sexual.

Um dia depois que o Brasil inteirou parou para homenagear as mães, uma pesquisa detalhada sobre as ligações feitas ao Disk revela que as meninas são as que mais ligam e a principal dúvidaé relacionada à maneiras de como evitar a maternidade precoce e não planejada. De cada dez telefonemas, oito partem de garotas entre 12 e 20 anos, que queriam saber mais sobre a pílula do dia seguinte, anticoncepcionais, camisinha, coito interrompido e também o período fértil. No total, foram 847 ligações recebidas pelo Disk-Adolescente no ano passado e 80,5% foram de ‘mocinhas’.

‘Desde cedo, as meninas são incentivadas a dividir seus conflitos, emoções, questionamentos’, afirma a coordenadora do Programa estadual de Saúde do Adolescente de São Paulo, Albertina Duarte Takiuti. ‘Já os meninos são criados para esconder seus sentimentos. Eles têm muita dificuldade em falar e, conseqüentemente, ligam muito menos do que elas’, completou a especialista no mundo teen.

Caroline Fonseca, 15 anos, nunca ligou para o Disk Adolescente, mas confirma que as dúvidas sobre como evitar a gravidez são as que prevalecem no universo jovem feminino. ‘A gente não sabe para quem perguntar. Rola uma vergonha, porque podem pensar ou que a gente desconfia que tá grávida ou que quer transar, coisas assim.’

A coordenadora dos adolescentes contou que segunda-feira é o dia mais movimentado dos telefones. ‘São as meninas querendo contar sobre o que ‘aprontaram’ no final de semana’, diz. Uma outra curiosidade é que, quando os garotos decidem acionar o Disk- Adolescente, sempre protegem-se com o escudo do já famoso ‘um amigo meu’. ‘Sabe como é, eles ligam perguntando como podem orientar aquele que colega que perguntou sobre masturbação, ejaculação precoce etc’, falou Albertina.

São três atendentes por dia no Disk, sempre uma enfermeira, um médico e uma psicóloga. Os profissionais são treinados para receber qualquer tipo de ligação. Além das formas para barrar uma doença sexualmente transmissível ou ainda aquela gravidez indesejada – que ficaram no primeiro lugar da lista de motivos, com 34,7% dos telefonemas, as dúvidas ginecológicas ou obstétricas apareceram logo em seguida, representando 25,5%.

Em terceiro lugar, aparecem as questões psicológicas, como depressão, foras de namorados, medo de ficar sozinho, com índice de 13,8% das ligações.

A tal primeira vez

Quando o assunto é sexo de fato, o principal questionamento ainda ronda os anseios da primeira vez. Das ligações sobre sexualidade, 26,6% eram sobre a primeira relação sexual. ‘As dúvidas variam desde o medo físico, o que vai acontecer com os quadris, se dói, até problemas emocionais, como rejeição’, contou a médica que trabalha no Disk, Joana Maria Shikanai Kerr, que atua no tratamento ginecológico de adolescentes.Joana disse que grande parte dos jovens só liga depois do ‘primeiro ato consumado’. ‘Principalmente para questionar que não foi do jeito que imaginavam, ou que estão preocupados com as mudanças.’Entre os motivos que impulsionam as ligações sobre sexo, 21,3% são sobre orgasmo e libido, outras 21,3% sobre sexo anal e oral, 13,3% sobre masturbação, 2,7% sobre identidade sexual e 2,6% sobre ejaculação precoce.

EM NÚMEROS

3819-2022 é o número do Disk Adolescente.

Qualquer pessoa pode fazer as ligações

11h às 14h é o horário de funcionamento do serviço que atende de segunda à sexta-feira

847

Ligações foram feitas ao Disk durante todo ano passado

80% do total de telefonemas partiram de meninas entre 12 e 20 anos