Mais um piscinão para S. Bernardo

Jornal da Tarde - Sábado, 5 de março de 2005

seg, 07/03/2005 - 9h09 | Do Portal do Governo

Governo já abriu licitação para obras de reservatório no Bairro do Taboão, próximo ao Km 13 da Via Anchieta

FÁBIO FLEURY

Nem bem ganhou seu sexto piscinão (o quinto construído pelo governo estadual), a cidade de São Bernardo já pode pensar em mais um reservatório. O governador Geraldo Alckmin PSDB anunciou ontem, durante a inauguração do novo reservatório do município, na Vila Paulicéia, que a Secretaria de Energia e Recursos Hídricos e Saneamento lançou a licitação de preços para mais uma obra do gênero.

O próximo piscinão será construído no Bairro do Taboão, próximo ao Km 13 da Via Anchieta, e como o reservatório da Vila Paulicéia, terá como principal função receber o excesso de águas do Ribeirão dos Couros. Com a medida, a secretaria pretende diminuir o problema das enchentes na região. O terreno já foi desapropriado pela prefeitura, e vai beneficiar diretamente a fábrica da Ford, que fica na região.

‘As inundações são um problema grave na região’, afirmou o governador no discurso que fez durante a inauguração. ‘Só quem nunca passou por uma enchente não sabe a gravidade. Além de, estruturalmente, uma obra como o piscinão resolver a questão do excesso de água, também ajuda a prevenir diversos tipos de doenças.’

Na prática, o novo reservatório já foi utilizado, e já ajudou a evitar enchentes mais graves na região. O primeiro teste aconteceu na tempestade do dia 11 de janeiro. Outro, bem mais recente, aconteceu no último domingo, dia 27 de fevereiro. Ainda assim, o fundo do reservatório, feito de rochas, estava totalmente seco, ontem, por ocasião da inauguração.

‘A cada novo piscinão, diminuem os problemas das enchentes durante o verão’, disse o secretário de Energia e Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Mauro Arce. ‘Toda a região que fica abaixo deste reservatório, no curso do Ribeirão dos Couros, será beneficiada. Com ele, menos água vai chegar ao Ribeirão dos Meninos, o que vai ajudar uma parte de São Bernardo e a cidade de São Caetano.’

Segundo o secretário, o crescimento das cidades da Grande SP contribuiu diretamente para aumentar o problema das inundações. ‘A inundação somos nós que causamos, porque o concreto das cidades faz com que a água desça diretamente para os rios ‘, analisou.

Outro problema é a forma como as moradias foram sendo construídas ao longo dos cursos d’água. ‘Nós demos as costas para os rios, literalmente. As casas são construídas com a parte de trás virada para os córregos e ribeirões. Se eles estivessem na nossa frente, dificilmente teríamos coragem de jogar lixo e entulho nas águas’, disse Arce, que acrescentou que está cada vez mais difícil construir piscinões.

‘Faltam terrenos com o tamanho necessário, não adianta fazer um reservatório muito pequeno, seria desperdício.’