Jundiaí é a 6ª cidade no Estado em destinação correta do lixo domiciliar

Rede Bom Dia

qua, 15/07/2009 - 8h53 | Do Portal do Governo

Ranking considera 28 municípios paulistas entre 200 mil e 500 mil habitantes 

Jundiaí é a sexta cidade mais bem colocada no ranking da destinação do lixo domiciliar no Estado de São Paulo, entre 28 municípios com população de 200 mil a 500 mil habitantes.

Com IQR (Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos) de 9,4 – com variação de 0 a 10 -, Jundiaí perde para Americana (9,6), Piracicaba (9,6), Rio Preto (10), Sumaré (9,6) e Taboão da Serra (9,6) e empata com Barueri, Diadema, Guarujá, Mauá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

A informação é do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2008, organizado pela Cetesb desde 1997, com o objetivo de melhorar as condições ambientais nas 645 cidades paulistas.

Segundo a pesquisa, atualizada esta semana, os índices consideram os resíduos produzidos nas casas, em pequenos comércios e em empreendimentos destinados a prestação de serviços.

O gerente em exercício da agência da Cetesb em Jundiaí, Armando Brandini, explica que a avaliação leva em consideração questões locacionais, estruturais e operacionais do aterro sanitário onde a cidade destina seu lixo – no caso, Santana do Parnaíba.

“Eles analisam distância de núcleos de moradia, produção de gases e outros fatores”, afirma. “Jundiaí obteve uma nota boa e se mantém estabilizada [ano passado a nota foi de 9,5, referente a 2007], mas vale ressaltar que representa uma situação de momento, que pode ter mudado após a análise.”

Ele afirma que esse é o caso de Itupeva, que apresenta IQR de 8,1 na destinação do lixo domiciliar, mas atualmente apresenta problemas em seu aterro sanitário. “Estão prestes a receber uma penalidade, pois há muito chorume e acúmulo de gás.”

Na região, o destaque é para Campo Limpo, Várzea Paulista (destinam o lixo para aterro em Caieiras), Louveira e Vinhedo (usam o aterro de Paulínia), todas com IQR de 9,6.