Japoneses visitam as obras do Tietê e do Metrô

Jornal da Tarde - Terça-feira, 1 de março de 2005

ter, 01/03/2005 - 8h59 | Do Portal do Governo

Comissão do Japan Bank International Cooperation, que investiu R$ 525 milhões na ampliação da calha do rio e US$ 209 milhões na Linha 4, visitou ontem as obras com o governador Geraldo Alckmin

Camila Haddad

Eles suaram camisas e ternos sob um calor de 28º C, respiraram um cheiro nada agradável ao navegar pelo Rio Tietê, viram sujeira… Mas para a comitiva de executivos japoneses o desgaste valeu a pena. O grupo, enfim, conseguiu ontem conferir como estão sendo usados os R$ 525 milhões investidos na ampliação da calha do Tietê, financiados pelo Japan Bank International Cooperation JBIC.

No trecho entre os bairros Jaguaré e Lapa, onde os japoneses desembarcaram, o grupo conheceu um pouco mais sobre o projeto. As explicações foram dadas pelo governador Geraldo Alckmin. Yoshihiko Morita, vice-presidente mundial da instituição, ficou satisfeito. ‘Essa é a 4ª vez que venho ao Brasil. Já ontem, do aeroporto, vi as obras e fiquei impressionado’.

As obras, iniciadas com escavações do fundo da calha do rio, já garantiram à Capital três anos sem inundações no Tietê. O leito do rio está ganhando uma profundidade média de 2,5 metros, largura aumentada de 26 metros para até 45 metros e o dobro de capacidade de vazão. ‘Chegamos ao terceiro ano sem enchentes. A capacidade de vazão do rio dobrou. Esse foi o principal motivo para o rio não ter transbordado’, disse o governador. Alckmin afirmou que, dentro de seis meses, o governo do Estado entregará para São Paulo a segunda fase das obras do Projeto Tietê.

O governador lembrou que as margens do rio vão abrigar um dos maiores jardins contínuos, com 25 km de margens com tratamento paisagístico. ‘Com o Projeto Pomar, vamos plantar, a cada 20 metros, uma árvore grande, totalizando 2.500 árvores, além de espécies arbustivas.’ O projeto Pomar, que arboriza as margens do Rio Pinheiros, é uma iniciativa do JT em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Após a visita ao rio, foi a vez dos japoneses andarem de Metrô. Às 12h, eles seguiram pela Estação Tietê até a Luz, e de lá foram até a construção da Linha 4, que prevê investimentos de R$ 3,1 bilhões, US$ 209 milhões só do JBIC.

Na primeira etapa, com previsão de entrega entre 2007 e 2008, a Linha 4 (Vila Sônia-Luz) se interligará com a Linha 5 (Capão Redondo-Largo 13), por meio da Linha C da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, na Estação Pinheiros; com a Linha 2 do Metrô, na Estação Paulista; com a Linha 3, na Estação República, e com a Linha 1, na Luz. A Linha 4 irá transportar por dia 1 milhão de pessoas.