Jandira e Itapevi integram a 3ª fase de obras do Projeto Tietê

Jornal da Região/Osasco

sex, 31/07/2009 - 9h08 | Do Portal do Governo

Programa realizado pela Sabesp visa despoluir o rio reduzindo despejo de esgoto sem tratamento 

O governo do Estado definiu quais são as obras da terceira fase do Projeto Tietê, realizado pela Sabesp e que visa despoluir o rio. Serão quatro intervenções principais, com o objetivo de reduzir o despejo de esgoto sem tratamento no Tietê. 

E uma delas abrange as cidades de Jandira e Itapevi. De acordo com a Sabesp já foram iniciadas as do coletor-tronco São João de Barueri e coletores secundários, que vai levar o esgoto gerado na bacia do rio São João e enviá-lo à Estação de Tratamento (ETE) de Barueri. 

A previsão é de 240 litros de esgoto por segundo sejam destinados à estação. Os investimentos somam R$34 milhões e a medida deve beneficiar uma população estimada em 120 mil moradores dos dois municípios. Não foi divulgado o prazo de conclusão dos trabalhos, mas toda a terceira fase do Projeto Tietê deve durar seis anos. 

A estimativa é a de que, em 2015, a região Metropolitana tenha 87% do seu esgoto coletado e 84%, tratado. Atualmente, os índices de coleta e tratamento estão em 84% e 70%, respectivamente.