Isenção de taxa ajuda a atrair alunos

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 28 de agosto de 2007

ter, 28/08/2007 - 11h47 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A Fuvest, fundação responsável pelo processo seletivo da USP, divulgou na semana passada a lista de candidatos que conseguiram a taxa de isenção para o vestibular 2008.

Das 32 mil pessoas que solicitaram o benefício, 30.647 foram habilitadas -o critério era ser de escola pública e ter renda igual ou inferior a R$ 456. A Fuvest se propunha a oferecer até 65 mil isenções. “A isenção é importante para ampliar o acesso à universidade. Os alunos acabam tendo um incentivo a mais para se inscrever na USP”, afirma José Coelho Sobrinho, coordenador de comunicação da Fuvest.

Para Sonia Penin, diretora da Faculdade de Educação da USP, parte dos alunos da escola pública não tem estímulos. “A auto-exclusão por parte do estudante que deixa de tentar os vestibulares nas públicas acontece por falta de referências. Muitos acham que a USP é muito difícil e nem tentam”, afirma. “E até os próprios professores acabam desestimulando mesmo porque muitos não vieram de faculdades públicas. E isso tem de mudar.”

Segundo Sonia, a divulgação da universidade para a comunidade é fundamental. “O programa Embaixadores da USP é simples e pode mostrar que é possível para esses alunos entrarem numa universidade como a USP. E como é um ex-aluno que fala sobre a sua experiência, a identificação é ainda maior”, afirma.