Ipem ganha laboratório de verificação em Santos

A Tribuna - Santos - Quarta-Feira, 23 de fevereiro de 2005

qua, 23/02/2005 - 9h19 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Você sabe se o pacote de cinco quilos de arroz tem mesmo este peso? Ou se o rolo de papel higiênico tem de fato os 30 metros indicados na embalagem? A fiscalização em relação a esses produtos, chamados de pré-medidos, está sendo intensificada em Santos, graças à instalação de um laboratório de verificação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Segundo a chefe da fiscalização de produtos pré-medidos do órgão, Heline de Campos Coelho, antes da instalação do laboratório, a Cidade só era incluída nas fiscalizações especiais, como a Operação Litoral, que é realizada nas temporadas de verão. Para realizar o trabalho, o Ipem precisava enviar funcionários e levar os produtos para serem medidos e pesados no laboratório da Capital.

Mas, agora, os fiscais do Ipem vão atuar o ano todo no Município, realizando as operações previstas no calendário anual do órgão, a exemplo do que já ocorre na Capital, em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. A próxima operação vai avaliar os produtos ligados à Páscoa, como ovos e colombas.

O Ipem pretende instalar ainda este ano outros dois laboratórios de pré-medidos no interior do Estado, em São Carlos e Sorocaba.

Para realizar a fiscalização, o laboratório de Santos vai contar com dois fiscais, um motorista, um auxiliar administrativo e um auxiliar de laboratório. A unidade já está funcionando na Rua Amazonas, 83, Campo Grande, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Mas, segundo a chefe do setor, ainda faltam algumas adaptações no prédio e o envio de mais equipamentos, por isso, a inauguração oficial está prevista para o próximo mês.

Conforme Heline, cerca de 150 mil produtos são verificados por ano em todo o Estado, sendo que 75% são produtos alimentícios.

Denúncias

Além da fiscalização dos pré-medidos, o laboratório de Santos também tem a função de verificar instrumentos de medida, como balanças de restaurantes, farmácias, supermercados etc. Os clientes também podem fazer reclamações na unidade, levando produtos para serem pesados ou denunciando práticas duvidosas. O telefone é 3235-7815.

O Ipem também conta com o serviço de denúncia gratuito para qualquer cidade do Estado través do telefone 0800-130522, que funciona de segunda a sexta-feira, 8 às 17 horas. Mais informações também podem ser obtidas no site www.ipem.sp.gov.br.

Material de escritório é aprovado em blitz

Da Reportagem

Graças à instalação do laboratório, o Município já foi incluído esta semana na blitz dos materiais de escritório do Ipem, realizada na última segunda-feira. Entre os sete municípios fiscalizados, apenas Santos e Campinas tiveram 100% de regularidade entre os materiais analisados.

Foram avaliados 55 itens nestes municípios, como tinta para carbono, folhas de carbono, clips, elásticos, bobinas de fax e envelopes. No geral, foi verificada irregularidade em 26,64% das análises, sendo que o problemas foram constatados principalmente nas bobinas de fax.

Em São José do Rio Preto, por exemplo, havia diferença de 0,1 centímetro na largura do papel da marca Spiral. Em Presidente Prudente, faltavam 199,2 centímetros em um rolo de 30 metros da marca Probel.

Conforme a Assessoria de Imprensa do órgão, os responsáveis pelas empresas dos itens levados para laboratório são convidados para acompanhar as análises. Os que apresentam erro constatado têm 15 dias para apresentar defesa junto à superintendência do Ipem, que poderá advertir a firma ou obrigar o pagamento de multa de até R$ 50 mil, valor que dobra em caso de reincidência.