Imprensa Oficial lança livros em comemoração aos 456 anos de SP

Folha Online

qua, 27/01/2010 - 8h13 | Do Portal do Governo

Em comemoração aos 456 anos da cidade de São Paulo, a Imprensa Oficial do Estado lançará quatro livros dedicados à memória paulista em evento nesta segunda-feira

Será lançado “Miguel Costa: um Herói Brasileiro”, de Yuri Abyaza Costa, que faz um retrato de um dos mais ativos e influentes ativistas das revoltas das décadas de 1920 e 1930. Abyaza Costa é seu neto e escreveu a obra a partir de pesquisas em cartas, livros, revistas, jornais, fotografias e gravações, além de depoimentos de familiares, como o seu pai, Miguel Costa Junior, que esteve com o personagem do livro na Argentina durante o período revolucionário.

Outro lançamento “Rubens Ianelli”, editado em parceria com o Museu Afro Brasil e que reproduz diversos períodos de criação do pintor, desenhista e escultor, além de médico. Textos curtos assinados por críticos de arte como Fabio Magalhães, Emanoel Araújo, Paulo Ramos Machado e Otoni Mesquita, falam sobre o artista e complementam a obra juntamente com uma síntese cronológica da vida e da obra redigida pela escritora Mariana Ianelli.

Será relançado “Breve história do Estado de São Paulo”, de Marco Antonio Villa, que apresenta a história do estado dividida em dois períodos distintos: o caráter provinciano da sociedade que perdurou por mais de três séculos e outro que abrange a sua constante evolução econômica e social.

“Palco Paulistano”, da fotógrafa Vania Toledo, também será relançado. A obra é uma coletânea de imagens da produção teatral em São Paulo entre 1963 e 2007. Com dezenas de fotografias preto-e-branco, acompanha atores e atrizes em peças como “Macunaíma”, “Hair”, “O Balcão”, “Cemitério de Automóveis” e “My Fair Lady”.

O evento ocorrerá no Museu Afro Brasil e haverá apresentações de chorinho, samba, frevo e baião, com o grupo Regional Brasileiro, e de música eletrônica.