Idosos ganham casa nova e adaptada em Avaré

O Estado de S. Paulo

qui, 11/02/2010 - 7h42 | Do Portal do Governo

Conjunto habitacional foi criado especialmente para eles

Hoje é um dia especial para a aposentada Helena Pinheiro Reis, de 70 anos. Ela etá entre os 22 selecionados para morar no primeiro conjunto de casas populares construído exclusivamente para idosos. “Sempre paguei aluguel. É a primeira vez que vou ter uma casainha minha”, conta.

Em Avaré, será inaugurada hoje a primeira Vila Dignidade. No local, as casas são adaptadas para garantir segurança e acessiblidade a pessoas com dificuldades de locomoção. Existem barras de apoio nos banheiros e na cozinha. As portas e os corredores são largos. Na área externa há aparelhos de ginástica, um centro de convivência com acesso à internet e rampas para facilitar o deslocamento.

A seleção dos idosos que vão morar no local foi feita pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Os critérios incluíam ter mais de 60 anos, renda inferior a dois salários mínimos e capacidade de vida independente. Foram priorizados idosos sem parentes ou distantes da família, como o aposentado Pedro Brandino, de 72 anos.

“Sou separado há 30 anos e nenhum dos meus três netos aparece para saber se estou vivo ou morto”, conta. “Morava em um cômodo alugado. Com o dinheiro que vou economizar, vou comprar mobília para a casa, pois não tenho nada.”

Helena tem outros planos. “Pobre que ganha salário mínimo sonha em ter o que comer. Mas quem sabe agora sobra alguma coisa para comprar um aparelho de som melhor.”

Independência

O programa é realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e a prefeitura. “O objetivo é promover a independência e evitar que o idoso de baixa renda e sem família vá parar em asilo”, diz o secretário da Habitação, Lair Krähenbül.

Segundo o secretário, estão em fase final de licitação as obras em nove cidades paulistas. A etapa inicial do programa abrange 20 municípios. “A gestão será feita pelas prefeituras locais. Não há direitos hereditários e, quando o morador morrer ou não tiver mais condições de morar sozinho, o gestor municipal deverá indicar um novo dono para a casa.” A prefeitura será responsável pelo pagamento de água e luz e deverá garantir assistência à saúde do idoso.