Hora de ousadia

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 1º de fevereiro de 2005

ter, 01/02/2005 - 9h37 | Do Portal do Governo

TRIBUNA LIVRE

Edmur Mesquita (*)
Colaborador

É sempre um prazer e uma honra, quando se está investido em cargo público, poder divulgar o resultado de ações que visam o benefício do conjunto da comunidade.

Falo das atividades que a Secretaria de Estado da Cultura tem proporcionado ao longo dos anos, mas especialmente em 2004 e no que se refere às cidades que formam a nossa Região Metropolitana da Baixada Santista, por meio da Delegacia Regional de Cultura e da Oficina Cultural Regional Pagu. Com suas portas abertas à população, para que todos tenham acesso aos bens culturais, nesse ano de 2004 dobramos o número de vagas à participação nas diversas atividades da área de difusão e esperamos terminar em 2005 com mais de 7 mil vagas disponibilizadas para os nove municípios dessa região.

Se 2004 foi pródigo em realizações, 2005 será ainda melhor.

Estamos otimistas com relação ao planejamento da Secretaria de Estado da Cultura para a Baixada Santista. O objetivo é criar ações que envolvam todas as cidades da região neste ano, abrangendo vários segmentos da arte e do pensamento.

Entre as atividades propostas estão o Prêmio Estímulo de Incentivo ao Teatro; seminário que abordará a gestão cultural; Oficina de Rádio, que implantará a Rádio FM Pagu Comunitária (com estúdios na Cadeia Velha, em Santos); Oficina de Televisão, que formará a equipe que coordenará o projeto de Preservação da Memória Audiovisual de toda a região; um inovador projeto de dança com a coordenação de Roberto Peres; e muitas outras manifestações, incluindo o envolvimento direto para a realização do Carnaval Metropolitano em 2006, antiga aspiração dos que militam no setor.

Para a região ainda existem mais projetos, como o Tocando Santos, Guarujá e São Vicente, que apresentará os melhores corpos musicais estáveis da Secretaria de Estado da Cultura a estes três municípios; o Cine Pagu, que levará cinema a todas as cidades da região; projeto Escritor na Cidade e outros.

Mas um dos pontos altos será o projeto Revelando São Paulo Caiçara, em parceria com a Prefeitura de São Vicente. Esta mostra vai sacudir a região no ponto de vista cultural. Deverá acontecer no Centro de Convenções de São Vicente e vai retratar as tradições do litoral, suas festas, sua rica culinária, mistura de raças e credos. Esta sem dúvida será a maior festa das tradições caiçara, identificando o artesanato, a música regional, os grupos folclóricos, um verdadeiro resgate das origens do nosso povo.

Uma outra ação importante será a Oficina Escola Livre de Circo, em parceria com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), objetivando um trabalho fundamental, dentro da política de cultura como inclusão social, beneficiando a comunidade do centro, os cortiços e envolvendo principalmente as crianças.

Nosso enfoque é sempre o cidadão. A política cultural não é voltada para o produtor, mas para a comunidade. E a nossa região nunca respirou tanta cultura como atualmente. Isso é reconhecido por todos e nem poderia ser diferente, pois o governador Geraldo Alckmin tem investido muito no setor, pois esta é a sua visão e isso tem nos facilitado em muito para levar adiante nossos projetos aqui na região.

Basta citar o exemplo do Coliseu, que recebeu do Governo do Estado todo o amparo necessário à realização das obras de vulto para a sua reincorporação aos equipamentos culturais da Cidade e que, na sua entrega ao público, atuará como um dos mais importantes espaços culturais do País.

Isto sem falar também nesse grande projeto que é o da recuperação dos monumentos históricos e culturais do Caminho do Mar, na Estrada Velha, que está recebendo incentivos de empresas como a Petrobrás, a Cosipa e a Rhodia, todas com participação importante na Baixada Santista, particularmente no Parque Industrial de Cubatão. Nesta primeira fase estas empresas investirão R$ 1,9 milhão em obras de restauração, valores que já estão disponíveis para o trabalho, que teve o nosso empenho pessoal e efetivo nos últimos anos.

São ações desse tipo que nos estimulam a continuar a trilhar o caminho pelo bem-estar da região, com ousadia e determinação, sob a regência dessa liderança séria e honrada que é o governador Geraldo Alckmin.

E é sempre bom vir a público para anunciar tais realizações e planos, pois todos têm o mesmo objetivo, o de dar acesso público à cultura, à informação e ao resgate de nossas raízes.

(*) Edmur Mesquita é secretário adjunto de Estado da Cultura.