Hidrômetro pode ter laudo grátis

Jornal da Tarde - Terça-feira, 7 de agosto de 2007

ter, 07/08/2007 - 11h20 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

De uma hora para outra, a conta de água na casa de Luiz Eduardo Barros dobrou de valor. ‘A água é usada apenas por minha mãe, a empregada e eu em situações do dia-a-dia e não há nenhum vazamento’, conta ele, que logo começou a desconfiar da eficiência do seu hidrômetro – o medidor havia sido trocado recentemente.

Suspeitas como a de Barros são comuns. O que muitos consumidores não sabem é que é possível solicitar uma análise gratuita de hidrômetro ao Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

Após a verificação, se o consumo sofreu aumento por conta de problemas no medidor, o consumidor deve pedir o reembolso à concessionária pelo valor pago indevidamente.

‘Se ocorrer variação a maior para o cliente, conforme laudo, é aberto um processo para analisar o consumo e fazer o ressarcimento quando couber’, garante a Sabesp. No caso de o hidrômetro medir menos do que o consumido, ‘não é adotado procedimento de cobrança e o medidor é substituído’, completa a empresa.

Para solicitar o teste, o consumidor deve entrar em contato com o órgão, que, juntamente com uma equipe da companhia fornecedora de água, retira o medidor e realiza avaliações em laboratório.

‘O teste pode demorar em torno de um mês para ser feito porque o laboratório da Capital é o único posto habilitado para esse tipo de laudo e recebe solicitações de todo o Estado’, explica Flávio Floret, ouvidor do Ipem-SP.

No caso de Luiz Eduardo Barros, a Sabesp informou que o medidor foi verificado e estava funcionando normalmente. O consumidor informa que agora a cobrança nas contas de água está estabilizada.

Esse tipo de variação no consumo é motivo freqüente de reclamações no Procon-SP: no primeiro semestre, foram registradas 117 reclamações de cobrança abusiva ou indevida sobre serviços de água e esgoto. Algumas dessas queixas são motivadas por troca do hidrômetro, pois, segundo o órgão, quando é feita substituição por um medidor novo, pode ocorrer um aumento de até 30% nas primeiras contas.

Teste caseiro

Antes de recorrer a laudos técnicos, porém, o consumidor deve fazer alguns testes simples em casa para certificar-se que o problema é realmente do medidor. ‘Em cerca de 85% das suspeitas sobre o equipamento, o problema é, na verdade, de vazamento nas instalações internas’, garante Floret.

‘Basta desligar as torneiras e deixar a caixa d’água encher completamente ou fechar o registro e verificar se o relógio continua rodando. Aí, sim, temos um indicativo de que o hidrômetro tem problemas’, diz o ouvidor.

COMO FUNCIONA O TESTE DO MEDIDOR

>>Para fazer o pedido de laudo, o cidadão deve entrar em contato com o Ipem-SP das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, pelo 0800-130-522

>>O consumidor recebe uma orientação técnica pelo telefone e, se realmente for necessário o laudo, deve enviar cópias das três últimas contas pelo correio (Rua Santa Cruz, 1.922, Vila Gumercindo, CEP 04122-002 ) ou por e-mail (ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br) e fornecer endereço, nome e telefone para contato

>>O Ipem-SP entra em contato com a concessionária para

agendar a visite a equipe vai à casa do consumidor acompanhada de uma equipe da concessionária e retira o hidrômetro

>>Os funcionários da empresa instalam um novo medidor

para que a medição do consumo não seja prejudicada

>>O técnico do Ipem lacra o medidor na presença do funcionário da concessionária e o encaminha ao laboratório

>>O hidrômetro é instalado em uma bancada certificada pelo Inmetro para ser testado

>>Após uma série de ensaios, o instituto emite um laudo

>>O consumidor e a concessionária recebem cópias do documento e a partir daí as providências são tomadas pela empresa

>>Se o medidor estiver funcionando corretamente, encerra-se a questão

>>Em caso de cobrança indevida, o consumidor terá de fazer acordo com a empresa para ser reembolsado