HC muda agendamento na Ortopedia

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 2 de junho de 2006

sex, 02/06/2006 - 11h02 | Do Portal do Governo

SAÚDE

Doente passará antes pela Secretaria de Saúde para ser encaminhado ao médico correto

MARC TAWIL, m.t@grupoestado.com.br

O Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo passará, a partir da próxima segunda-feira, por uma importante transformação: o sistema de marcação de consultas será otimizado e o agendamento de especialistas, hoje feito por telefone pelo próprio usuário, ficará a cargo do call-center da Secretaria de Estado da Saúde.

Com a mudança, em vez de procurar diretamente a Ortopedia do HC, o paciente deverá passar primeiro por uma consulta em Unidade Básica de Saúde (UBS). Após avaliar a gravidade do caso, a própria UBS entrará em contato com a secretaria, que encaminhará ou não o doente ao especialista.

“A idéia é otimizar o número de leitos da unidade e melhorar a qualidade do nosso atendimento. Entre ambulatório e pronto-socorro, atendemos hoje quase 10 mil pessoas por mês. E verificamos que, desse total, apenas 30% são pacientes com ferimentos graves”, explica Alfredo Manoel da Silva Fernandes, diretor-executivo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP.

“O doente enfrenta hoje uma verdadeira saga para conseguir um agendamento conosco. Com a mudança, ele poderá ser atendido em locais próximos de sua casa ou em centros que possuam vagas disponíveis.”

O Instituto Central, o maior do HC, foi o primeiro a modificar o seu sistema de marcação de consultas, em agosto último. A mudança resultou em uma ampliação de 80% nas marcações – os ambulatórios estaduais recebem hoje cerca de 300 consultas por dia, contra 172 diários que o Instituto recebia antes da mudança. O próximo a mudar o seu sistema será o Instituto do Coração, no próximo semestre.

O novo telefone da Ortopedia será informado à população a partir de segunda-feira. As consultas já agendadas não terão alteração.