Governo usa rede sociais para comunicação com o cidadão

Jornal da Cidade/Rio Claro

qua, 01/07/2009 - 8h54 | Do Portal do Governo

O Governo paulista decidiu ampliar o uso das redes sociais da Web 2.0 com objetivo de melhorar ainda mais o relacionamento e a prestação de serviços aos cidadãos. Resolução da Secretaria de Gestão Pública do Estado, publicada na edição do dia 27 de junho do Diário Oficial, estabelece que os órgãos e entidades da administração estadual deverão promover a revisão dos seus critérios e regras de acessibilidade à internet para permitir que todos os seus servidores possam se utilizar das ferramentas sociais disponíveis na internet.

De acordo com essa determinação, os órgãos paulistas passam a ter acesso irrestrito no ambiente de trabalho às novas ferramentas sociais, que servem como canais de comunicação, armazenamento e compartilhamento de arquivos oferecidos em sites de rede social, como blogs, wikis, podcast e serviços online de edição e hospedagem de informações.

Antes da entrada em vigor desta resolução, cada órgão estadual definia os critérios de acessibilidade para o uso destas ferramentas sociais. A Secretaria de Comunicação, por exemplo, já mantinha perfis ativos em diversas redes como no Twitter, Orkut, YouTube, Flickr e Facebook com o objetivo de prestar contas das ações de governo para a sociedade. Entretanto, algumas áreas da administração ainda adotavam políticas próprias de restrição parcial ou total a esses sites.

“As ferramentas sociais de comunicação usadas pelo governo paulista são um canal interativo de prestação de contas ao cidadão e de divulgação dos serviços a ele oferecidos. Permitir o uso livre das novas ferramentas da internet nos órgãos públicos vai proporcionar um ambiente mais eficiente e favorável de relacionamento com o cidadão”, explica o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Mesmo com a ampliação do acesso às ferramentas da web 2.0 nos órgãos públicos, a segurança da rede do governo paulista permanece garantida. A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável pelo desenvolvimento de soluções de governo eletrônico no Estado, mantém o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança da Prodesp – CSIRT, que impede tentativas de ataques à rede.

SMS e correio eletrônico

A resolução da Secretaria de Gestão Pública também determina que os órgãos públicos incluam nos cadastros de relacionamentos com os usuários de seus serviços campos específicos para que o cidadão possa informar o seu endereço eletrônico e o número do celular. Essa medida visa facilitar a comunicação e o envio de informações para o usuário, que deverá autorizar previamente o recebimento dessas mensagens.

A comunicação via torpedo já é utilizada, por exemplo, pelo programa Emprega SP, da Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho), que informa sobre vagas de trabalho; pelo Instituto do Coração Incor, do Hospital das Clínicas, que avisa sobre consultas com 24h de antecedência; e, futuramente pelo Poupatempo, que confirmará com antecedência o horário agendando para o cidadão emitir o RG.