Governo do Estado se instala na Cidade até as 14 horas

A Tribuna - Terça-feira, dia 13 de junho de 2006

ter, 13/06/2006 - 10h48 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

  Santos será a sede do Governo do Estado, hoje, até as 14 horas. A transferência simbólica está prevista para as 8 horas e será feita pelo governador Cláudio Lembo. O evento marca a comemoração em memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, nascido na Cidade em 13 de junho de 1763, e acontece durante a Semana do Patriarca.

  O evento foi oficializado em janeiro. Hoje, as solenidades acontecerão até as 14 horas em razão do jogo do Brasil, marcado para as 16 horas.

  A chegada de Lembo a Santos está marcada para as 8 horas. Ele passará a tropa em revista e, em seguida, serão hasteadas as bandeiras Nacional, Paulista e de Santos.

  Logo após, o governador realizará audiências no 1º andar da Prefeitura. Às 9h45 ele sairá do Paço Municipal, acompanhado de aproximadamente 200 crianças da rede municipal de ensino, e irá ao Pantheon dos Andradas.

  Lá, Cláudio Lembo, o prefeito João Paulo Tavares Papa, representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica e Secretaria de Estado da Educação colocarão coroas de flores em homenagem ao Patriarca. Depois, serão executados os hinos Nacional e da Independência. Após discursos de algumas autoridades, o governador receberá uma medalha do Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Às 11h15, acontecerá o desfile militar.

  Às 11h30, Lembo embarcará junto com autoridades no Bonde Histórico da Cidade e irá até a esquina das ruas Tuiuti e Frei Gaspar, onde o grupo seguirá a pé para a Bolsa Oficial do Café. Ao meio-dia, o governador concederá entrevista coletiva.

  Às 13 horas, Lembo irá para Universidade Santa Cecília (Unisanta), onde será assinado o termo de intenção de criação do Centro de Estudos Multidisciplinares José Bonifácio de Andrada e Silva. O último compromisso será no Shopping Parque Balneário, às 13h45. Lembo vai inaugurar a Exposição em Memória de José Bonifácio.Semana Nacional

  O projeto que cria a Semana Nacional José Bonifácio aguarda aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Segundo a assessoria da deputada federal Telma de Souza (PT) autora do projeto, a expectativa é de que o documento seja aprovado pela CCJ na próxima semana.

  A proposta é que o evento aconteça anualmente, sempre no período de 10 a 17 de junho. Durante a semana aconteceriam palestras, círculos de estudo e conferências. As ações seriam desenvolvidas por meio de parceria entre União, estados e municípios.