Governo anuncia 40,8 mil vagas de qualificação

Jornal de Jundiaí

sex, 31/07/2009 - 8h29 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, José Serra, anunciou nesta quinta-feira (30) a abertura de 40.892 vagas do PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional), programa de qualificação que oferece bolsa-auxílio de R$ 210 mensais. As oportunidades estão disponíveis em todo o Estado e em diversas áreas, como administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança e atendimento ao cliente.

Por concentrar a maior demanda por cursos, a Região Metropolitana de São Paulo receberá 40,3% das 40.892 vagas ofertadas. Em seguida estão as regiões de Campinas (13,4%) e São José dos Campos (8,4%).

Neste ano o governo do Estado investiu R$ 100 milhões no PEQ. Para 2010, a estimativa é criar mais 90 mil vagas. Em 2008, primeiro ano do programa, 26 mil alunos foram qualificados. “Este programa é uma injeção na veia para fortalecer uma das áreas mais debilitadas da sociedade brasileira: a do emprego. Não há nada que substitua o emprego”, afirmou Serra, durante a cerimônia de anúncio do programa.

Um levantamento realizado com os 2.033 alunos que fizeram o curso no ano passado mostrou que metade dos beneficiados conseguiu emprego após terem sido qualificados pelo PEQ. Entre os 50% que obtiveram emprego, 56% fizeram cursos relacionados à indústria e 48%, à área de comércio e serviços.

Requalificação – O objetivo do PEQ é qualificar ou requalificar o aluno para aumentar suas chances de reinserção no mercado de trabalho. O programa é destinado prioritariamente a pessoas desempregadas com idades entre 30 e 59 anos de idade e que não completaram o ensino fundamental. Para fazer um curso do PEQ, é necessário fazer o cadastro pela internet, no siste do Emprega São Paulo ou comparecer a um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Os endereços de todos os postos estão no site: www.emprego.sp.gov.br/pat.

As aulas, que começam em agosto e têm duração máxima de três meses, são ministradas nas escolas do Centro Paula Souza, Senai e Senac. Os cursos estão divididos em habilidades gerais, com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania), e em habilidades específicas, com aulas teóricas e práticas sobre a profissão.