Flórida, São Paulo: Ampliação de pontes econômicas para o sucesso

The Miami Herald - by Rick Scott and Geraldo Alckmin

seg, 31/10/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Somos dois governadores em hemisférios diferentes do globo, mas o trabalho que estamos fazendo para fortalecer as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos galvaniza a ponte entre oceanos, continentes e culturas para o beneficio dos dois estados.

Flórida e São Paulo possuem muito em comum. Nós dois desfrutamos de uma cultura vibrante e colorida e pontos turísticos mundialmente conhecidos. Nossos estados são dois dos mais multiculturais do mundo. Milhões de pessoas cruzam nossas fronteiras anualmente para trabalhar, estudar e visitar. Nós também compartilhamos de um compromisso de desenvolvimento e crescimento econômico. O estado da Flórida possui a vigésima primeira maior economia enquanto o estado de São Paulo a vigésima segunda. É esse comprometimento com o crescimento de negócios e empregos que ajuda nosso povo a prosperar e chama a atenção de povos do mundo inteiro.

A resolução da Flórida para remover barreiras para empresas e criar um ambiente para que elas cresçam mandou uma mensagem forte para empresas do mundo todo: de que elas são bem vindas no estado. Quando se trata de desemprego, a Flórida vem caminhando contra a tendência nacional. Desde que atingiu o pico em dezembro, o desemprego caiu de 12 % para 10,6%.

Crescimento econômico demanda de uma boa infraestrutura. O estado de São Paulo, com 41 milhões de habitantes é anfitrião do maior porto e aeroporto da América Latina e desfruta da maior infraestrutura do Brasil. Até 2014, o governo de São Paulo irá investir 67 bilhões de dólares, com um grande percentual dedicado ao transporte, gestão de água, comunicação e infraestrutura para energia.

Flórida e São Paulo estabeleceram uma parceria comprovada. E a missão comercial da última semana para o maior país da América do Sul é construir sobre o sucesso que já vemos. O Brasil é o parceiro numero 1 da Flórida no mundo e o numero 1 no mercado de exportação. Os principais produtos de exportação para o Brasil são equipamentos de aviação, peças e motores, mas também o estado do pôr-do-sol exporta computadores e outros equipamentos para escritório, equipamento de telecomunicação e equipamento médico. A nação conhecida por sua cultura colorida e fãs apaixonados por futebol tem uma relação maior de negócios com a Flórida do que com qualquer outro estado. As duas entidades partilham uma relação comercial bilateral de 16 bilhões de dólares.

Para a Flórida, não há nenhuma relação comercial mais importante do que a com o Brasil. A missão do acordo dessa semana é uma evidência disso. A missão para o Brasil incluiu180 delegados representando 115 companhias e instituições da Flórida. A exposição permite que muitas empresas de pequeno porte tenham a chance de conhecer pessoas e se envolver no mercado, onde, normalmente não teriam tanto acesso. São Paulo é o estado mais desenvolvido, competitivo e favorável às empresas no Brasil e responde por 33 % de seu PIB.

A missão comercial também encorajou o turismo na Florida e em São Paulo. No ano passado, o Brasil foi o maior mercado exterior da Flórida e numero 1 em gastos turísticos e na primeira metade deste ano a Florida recebeu 697 mil turistas do Brasil.

Como nós trabalhamos duro para incentivar o investimento empresarial, comercial e turístico, tanto São Paulo como Florida terão um tremendo desenvolvimento que irá fortalecer nossos estados e ampliar nossas pontes para o crescimento econômico e prosperidade para nosso povo.

A versão original pode ser lida aqui.