Farmácias começam a receber reclamações sobre medicamentos

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

seg, 21/02/2005 - 8h35 | Do Portal do Governo

A partir de hoje, 43 farmácias no Estado estarão recolhendo denúncias de reações adversas e erros nas bulas dos remédios. O objetivo é melhorar a qualidade dos produtos

A partir de hoje a população tem onde reclamar e informar sobre possíveis reações adversas e erros em bulas de medicamentos: 43 farmácias paulistas (veja ao lado) estarão com o selo ‘Farmácia Notificadora’.
O programa, que começa em São Paulo pelo fato de o Estado ter o maior número de farmácias do País, cerca de 14 mil, tem o objetivo de melhorar a qualidade dos medicamentos comercializados, a partir de informações trazidas pela população, como reações contrárias às indicadas na bula, por exemplo.

Marcos Mendes, coordenador de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, aposta na importância do projeto: ‘O ‘Farmácia Notificadora’ é de extrema importância para pesquisar reações, corrigir bulas, desvios de qualidade e reconhecer o uso indevido de medicamentos’.

Critérios de seleção

Para participar do ‘Farmácia Notificadora’, que é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, as farmácias passaram por três critérios de seleção: obrigatoriedade de presença de farmacêuticos durante o horário de funcionamento; falta de pendências junto ao Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e a adequação à legislação sanitária federal e estadual.