Experiência de diretor melhora desempenho do aluno

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 23 de outubro de 2008

qui, 23/10/2008 - 12h01 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Diretores que trabalham 20 anos ou mais em uma mesma escola estadual podem melhorar em até 18% o desempenho de seus alunos em avaliações oficiais. Cruzamento de dados inéditos feito pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo mostra que a experiência e a menor rotatividade dos profissionais são os indicadores que mais influenciam positivamente na aprendizagem dos estudantes. O perfil dos diretores foi comparado às notas dos alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado (Saresp), realizado em 2007.

Segundo o estudo, quanto maior o tempo de permanência de um diretor na escola maior o acréscimo de pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). O indicador, criado neste ano pelo governo, varia de 1 a 10 e leva em conta a nota do Saresp e o número de alunos na série correta para a idade. Cada escola tem seu Idesp. Naquelas em que o diretor está no cargo por período entre 5 e 10 anos, o aumento é de 0,09 ponto no índice. Entre 10 e 15 anos com o mesmo diretor, a diferença é de 0,11 ponto. Entre 15 e 20 anos, 0,25. Com 20 anos ou mais, 0,26.

O aumento é considerado significativo, já que o Idesp médio dos alunos no 3º ano do ensino médio, por exemplo, é de apenas 1,41. Na 8ª série, a média no Estado é de 2,54, ou seja, o aumento de 0,26 representa 10% a mais. A média na 4ª série é de 3,23.

Segundo a responsável pela pesquisa, Priscilla Albuquerque Tavares, os estudos mostraram ainda que escolas que mudaram de diretor nos últimos dois anos tiveram queda de 0,03 ponto. ?Os resultados mostram o quanto é importante um diretor estável?, diz. Priscilla coordena o recém-criado Laboratório de Idéias, grupo da secretaria que produzirá pesquisas sobre a rede.