Exames de transferência para USP

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 18 de maio de 2007

sex, 18/05/2007 - 14h53 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

A Universidade de São Paulo (USP) vai realizar o Exame de Transferência para o ano letivo de 2008 com mais vagas disponíveis em relação ao ano passado. Serão 562, para as 498 do exame anterior.

A área com mais vagas a serem preenchidas é a de Exatas – um total de 393. Humanas tem 108 e Biológicas, 61. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vai divulgar as vagas para os cursos de Ciências Sociais, Filosofia e Geografia mais adiante, em edital próprio. Também desenvolveram processo de seleção próprio o Instituto de Física e o Instituto de Química de São Carlos. O exame de transferência é aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos seqüenciais. Alunos com matrícula trancada também poderão participar do processo, mas se forem aprovados, deverão estar regularmente matriculados no primeiro semestre de 2008 para que a transferência seja efetivada.

Pré-seleção

O processo de transferência será realizado em duas etapas. No dia 29 de julho, os inscritos irão fazer uma prova de pré-seleção. Os selecionados nessa etapa continuarão o processo nas diversas unidades da USP.

Os candidatos terão de fazer exames de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além dessas duas provas, os candidatos da área de Humanas terão questões de Cultura Contemporânea, os de Biológicas responderão a perguntas de Genética e Bioquímica e os da área de Exatas, a testes de Física e Matemática.

Mais informações no site

PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO ATÉ 24 DE MAIO

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aceita até 24 de maio pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2008. As solicitações são exclusivamente pela internet. A documentação necessária deve ser enviada pelo correio para a Comvest até o dia 31. As isenções são oferecidas a estudantes de famílias de baixa renda, funcionários da Unicamp/Funcamp e candidatos aos cursos de licenciatura em período noturno.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), entre outras instituições, estabeleceu a renda familiar máxima de R$ 450 para que o candidato fique isento da taxa de inscrição do exame. A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) ainda não divulgou suas regras para isenção da taxa.