Estado pretende qualificar 100 mil profissionais da saúde até 2012

Diário de Marília

seg, 13/07/2009 - 8h51 | Do Portal do Governo

Iniciativa prevê que auxiliares de enfermagem passem a atuar como técnicos

O TecSaúde, programa lançado pelo Governo Estadual, pretende nos próximos três anos oferecer 100 mil vagas para formação gratuita de técnicos de enfermagem. Iniciativa é voltada para auxiliares de enfermagem de toda a rede do SUS Paulista. Não há um limite de vaga.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de agosto através do site da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (www.fundap.sp.gov.br), a Fundab, onde os interessados terão acesso aos requisitos do programa e informações complementares sobre o curso.

Programa vai contar com 460 horas de aulas teóricas e 230 de estágio supervisionado, num total de 690 horas de estudo para cada participante. As turmas serão formadas conforme o número de pessoas inscritas.

Até o dia 24 de julho, cerca de 300 escolas deverão ser credenciadas pelo governo estadual para participar do programa. A conclusão do curso permitirá a maior qualificação desses profissionais, que passarão de auxiliares a técnicos de enfermagem.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, objetivo é de capacitar profissionais para melhorar qualidade nos serviços prestados aos usuários do SUS nos diversos hospitais paulistas.

“De nada adianta haver infra-estrutura hospitalar, com equipamentos de última geração e sistemas informatizados se o recurso humano não estiver adequadamente preparado e treinado para receber pacientes e familiares e atendê-los de forma digna”, afirma.