Estado mapeia saneamento básico e infraestrutura hídrica de Limeira

Gazeta de Limeira

seg, 06/07/2009 - 9h11 | Do Portal do Governo

Estado mapeia saneamento básico e infraestrutura hídrica de Limeira

O governo do Estado de São Paulo enviou técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) a Limeira para realização de levantamento de dados técnicos e fotográficos para melhorar o saneamento básico e infraestrutura hídrica da cidade. Será criado um banco de dados e, diante das informações, a Prefeitura criará projetos para angariar verbas estaduais.

Desde o mês passado, o órgão estadual mantém contato com departamentos municipais e outras instituições para a execução dos trabalhos. Esta semana, uma engenheira e um técnico do DAEE, acompanhados de profissionais das secretarias de Obras, Meio Ambiente, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e concessionária Águas de Limeira, fizeram o trabalho de campo, ou seja, visitaram determinados pontos da cidade. Entre eles, os que geram transtornos com enchentes, como a baixada do Mercado Municipal (Mercadão), rotatória da Avenida Laranjeiras, Barroca Funda e Ponte Preta. Também visitaram os principais pontos de erosão. “A intenção é facilitar o acesso junto ao governo estadual e, desta forma, conseguir dinheiro para as melhorias através de projetos”, explica o secretário de Obras e Meio Ambiente, Celso José Gonçalves.

Outro importante trabalho, que já consta no mapeamento do DAEE, é o reflorestamento ciliar da Bacia do Pinhal, fonte alternativa de abastecimento da cidade. Um estudo apontava para déficit de mais de 800 mil árvores, que poderão ser recompostas com verba estadual. Também estão previstos serviços como a desubstrução de córregos e melhorias nos cursos d’água, os quais alguns foram prejudicados devido ao assoreamento.

Banco de dados

Para que o DAEE possa criar esse banco de dados, as secretarias e outros órgãos envolvidos tiveram de responder um questionário antes do trabalho de campo. Informações como vazão de captação de água e as respectivas outorgas, assim como o volume diário de tratamento, foram fundamentais. Os técnicos ainda pediram valores sobre coleta de esgoto e tratamento e os locais de lançamento, que são os Ribeirões Tatu, da Graminha, Águas da Serra e Barroca Funda. A coleta do lixo urbano também é parte do mapeamento.

De acordo com o secretário, o DAEE tem até agosto para concluir os relatórios e encaminhar ao governo, mas a elaboração dos projetos terá início imediatamente na Prefeitura. “Não podemos perder essa oportunidade já que o Estado quer investir”. (RR)