Estado e Prefeitura juntos

Jornal da Tarde - Terça-feira, dia 27 de junho de 2006

ter, 27/06/2006 - 10h03 | Do Portal do Governo

Claudio Lembo e Gilberto Kassab assinaram ontem 10 documentos que envolvem R$ 917 milhões em recurso

ELIZABETH LOPES, elizabeth.lopes@grupoestado.com.br

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo firmaram ontem parcerias que envolvem recursos da ordem de R$ 917 milhões. Em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador Cláudio Lembo e o prefeito Gilberto Kassab assinaram 10 documentos nas áreas da Cultura, Saúde, Segurança Pública, Transportes, Transportes Metropolitanos, Emprego e Energia.

Durante entrevista coletiva concedida após o evento, o governador Cláudio Lembo refutou a possibilidade de o montante envolvido nessas parcerias estar relacionado com o fato das duas administrações (estadual e municipal) serem do mesmo partido, o PFL.

“Sempre houve convênios com os municípios”, destacou. Mas Lembo admitiu que os convênios representam uma nova visão administrativa. E frisou: “Isso é vontade política.” Na área de Energia e Recursos Hídricos, por exemplo, o Estado assinou convênio com a Prefeitura para a construção do Piscinão Sharp, na Estrada do Campo Limpo.

O objetivo é conter as enchentes da região da Bacia do Córrego do Pirajuçara. Também foi assinado protocolo de intenções, envolvendo a Sabesp, para implantar programas de ações conjuntas de drenagem e saneamento para as bacias de drenagem da Capital.

Na área dos Transportes, a parceria beneficiará, por exemplo, o Corredor Expresso Tiradentes, que vai ligar a Zona Leste ao Centro da Capital. Ainda nessa área, Lembo e Kassab assinaram convênio para a ligação viária entre a Avenida Jornalista Roberto Marinho e a Rodovia dos Imigrantes.

De acordo com o documento, caberá ao Estado a execução de projetos, obras e serviços para adequação urbanística do trecho já implantado, conhecido como ‘Puxadinho’, até a Rodovia dos Imigrantes.

No setor de Transportes Metropolitanos, foi assinado um protocolo de intenções para a construção de passarela sobre os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Avenida Cidade Jardim.

Na área de Emprego e Trabalho, outro convênio prevê a implantação de quatro unidades do Banco do Povo Paulista na Capital.