Estado apresenta projeto de ponte entre Santos e Guarujá em reunião do CAP

Jornal Vicentino/São Vicente

seg, 27/07/2009 - 11h25 | Do Portal do Governo

Os integrantes do CAP (Conselho de Autoridade Portuária) puderam conhecer melhor na terça (21) o projeto da primeira ligação seca entre Santos e Guarujá, proposto pelo Governo de São Paulo. O detalhamento foi feito pelo secretário de Estado de Transportes, Mauro Arce, durante reunião do órgão, no Centro Histórico de Santos.

A proposta contempla uma ponte estaiada, com 2.827,50 metros, ligando a Avenida Mário Covas Júnior (antiga Portuária), na Ponta da Praia, em Santos, à Avenida Ademar de Barros, em Guarujá. A pista substituirá a balsa, garantindo mais qualidade ao transporte público metropolitano, fator decisivo principalmente para os trabalhadores que utilizam a travessia diariamente. Estão contempladas pistas para veículos leves e ônibus de transporte público metropolitano, ciclovia e calçada para pedestres.

“Tivemos o cuidado de pensar numa proposta que interferisse o menos possível no funcionamento do Porto, inclusive durante o período de construção. Com a ponte, deixaremos 400 metros de canal totalmente liberado para navegação”, explica Arce. Durante a reunião, da qual participou o prefeito João Paulo Tavares Papa, o secretário também anunciou que o prazo para a entrega de propostas das empresas interessadas em apresentar o estudo do projeto básico termina já em 21 de agosto (Edital nº 011/2009 – DER/SP). “Nosso objetivo é começar a obra até junho do próximo ano. A partir de então serão cerca de 30 meses até a conclusão”.

O investimento é da ordem de R$ 500 milhões e a ideia do Governo do Estado é entrar com 50% de contrapartida e 50% do setor privado, por meio de uma parceria público-privada, com a cobrança de um pedágio equivalente ao valor praticado hoje na balsa. O secretário também destacou o empenho do Governo do Estado em trabalhar junto ao Governo Federal para viabilizar uma segunda via seca, desta vez para movimentação de cargas – fator fundamental para o desenvolvimento do projeto de expansão portuária na Ilha Barnabé.