Escolas do Estado abrem para idosos nos finais de semana

Guarulhos Web

seg, 13/07/2009 - 8h23 | Do Portal do Governo

Neste mês, a Secretaria de Estado da Educação inicia a implantação do FUTURIDADE – Plano Estadual para Pessoa Idosa, em 2.650 unidades escolares do estado.

Os trabalhos acontecem dentro do Programa Escola da Família e envolve todas as 91 Diretorias de Ensino da pasta.

Entre as atividades oferecidas estão exercícios físicos, cursos, apresentações artísticas, debates, exibição de filmes, palestras, entre outros. O calendário será definido por cada Diretoria de Ensino, de acordo com a demanda das escolas participantes do Programa. (Veja, no final do texto, alguns exemplos de atividades já realizadas em algumas Diretorias de Ensino).

Por meio de uma videoconferência transmitida no último dia 19 de junho, os professores foram orientados a convidar os moradores para todas as atividades do programa. A coordenadora do Escola da Família, Mary Kawauchi, conta que a meta é incluir o cidadão da terceira idade no contexto social local. “Temos como compromisso o desenvolvimento de pelo menos uma ação voltada ao idoso em todas escolas”, conta.

De acordo com dados do FUTURIDADE, o Estado de São Paulo tem hoje cerca de 4,3 milhões de idosos. Em 2020, esse número será de 7,1 milhões de pessoas. O Programa Escola da Família já tem uma média mensal registrada de 28 mil participações de pessoas da terceira idade. De janeiro a abril foram mais de 112 mil idosos participantes no Programa. Com a ação, espera-se que esse público aumente. “Estamos trabalhando, em uma iniciativa conjunta com outras Secretarias, para criar serviços e condições de vida digna e saudável para essa população. E o primeiro passo é a educação”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

O Programa Escola da Família abre as unidades escolares da rede pública de São Paulo aos sábados e domingos para as comunidades locais, realizando atividades dentro dos eixos esporte, cultura, saúde e trabalho.

Futuridade

 O FUTURIDADE foi criado pelo governador José Serra, em 2008, e prevê a realização de campanhas educativas, dentro e fora da escola, a respeito do envelhecimento. A construção e fortalecimento de uma rede de ações e serviços para atendimento dos idosos e formação permanente de profissionais que lidam com idosos no seu dia-a-dia é outro ponto trabalhado.

Para monitorar o impacto dessas ações, o FUTURIDADE tem um índice criado pela Fundação Seade, para diagnosticar e acompanhar ações e serviços voltados aos idosos.

Primeira iniciativa brasileira para integrar ações e esforços, com o objetivo de aprimorar o sistema de garantias ao idoso, o FUTURIDADE é o resultado de parceria do Conselho Estadual do Idoso, Ministério Público, OAB-SP e todas as secretarias do Governo do Estado.