Energia limpa de São Paulo para o mundo

Correio Popular - Campinas - Sexta-feira, 4 de março de 2005

sex, 04/03/2005 - 8h29 | Do Portal do Governo

A criação de alcoolduto no Estado propiciará incremento de exportação: 20 vezes mais álcool para o exterior. Notícia auspiciosa na reunião da Petrobrás com Alckmin

EDITORIAL

Da reunião que diretores da Petrobras tiveram na quarta-feira com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), para estreitar relacionamento objetivo e agilizar um trabalho conjunto, tendo em vista investimentos de porte no Estado de São Paulo, resultaram duas auspiciosas notícias.

A primeira é que a Petrobras investirá US$ 892 milhões na Refinaria de Paulínia (Replan), para um projeto de modernização que abarca também outras três refinarias do Estado (Refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos; Capuava, em Mauá, e Presidente Bernardes, em Cubarão).

A outra notícia importante é que está sendo preparado projeto de criação de alcoolduto, no Estado de São Paulo.

O propósito desse projeto é elevar a capacidade exportadora de álcool, do Estado. Atualmente o volume é de 400 milhões de litros; passará para 8 bilhões, ou seja, multiplicará por 20 a capacidade, até o ano de 2010.

Trata-se, como se constata, de um megaplanejamento que, obviamente, resultará em significativa expansão da economia no Estado e no País.

Como noticiamos, numa primeira fase 4 bilhões de litros de álcool serão escoados pelo alcoolduto, a partir de Paulínia, até Ilha Dágua, no Rio de Janeiro. A segunda etapa vai contemplar outro ramal, que sairá de uma cidade do interior paulista (provavelmente Ribeirão Preto), passará pela Replan e terá seu ponto final no Porto de São Sebastião.

Para todo esse processo de expansão, incluindo a intensificação da exportação de energia limpa, há necessidade de medidas que o Estado toma para que as obras se viabilizem e não sofram solução de continuidade.

O trabalho articulado entre a estatal federal e a Administração paulista é importante. Temas discutidos na reunião: licenças ambientais, trâmite dos processos dentro dos órgãos paulistas e, também, a exploração da reserva de gás em Santos.

Uma série de projetos terá implementação, tendo em vista a melhoria dos processos produtivos da refinaria Replan, assim como obras de manutenção da unidade.

Ao falar sobre tais projetos, o governador Geraldo Alckmin destacou que, apesar da aplicação dos recursos estar programada para etapas graduais, até 2010, parte importante dos recursos já será disponibilizada este ano.

Perceba-se que todo esse processo de trabalho ajustado e engrenado entre a estatal federal e o governo estadual resultará em agilização do empreendimento, com a significativa expansão da economia e, naturalmente, a criação de empregos. Só a implantação de uma unidade de prolipropileno no Estado, por exemplo, criará empregos em toda a cadeia produtiva de plástico.

São Paulo é responsável por 61% do álcool produzido no Brasil. Somada tal produção à do Centro Sul, resulta em 89%. O mercado asiático é o alvo desses avançados empreendimentos, discutidos na reunião.

É bom que o governo do Estado tenha o papel de articulador das ousadas iniciativas e se tenha envolvido com entusiasmo, nos projetos. Desse modo deslancharão.