Educação: Supletivo aberto até aos sábados

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005

sex, 18/02/2005 - 9h27 | Do Portal do Governo

Escola da Juventude oferece 30 mil vagas, em 300 escolas de todo o Estado; mais carentes receberão bolsa

Mariana Sant’Anna

Uma nova oportunidade de estudar para quem não completou o ensino médio foi lançada este mês pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita. O programa Escola da Juventude foi apresentado oficialmente na Escola Estadual Ruy Barbosa, na zona norte. Ele vai oferecer o supletivo durante os fins de semana para estudantes que não conseguem cursar o período noturno. ‘Muitos trabalham e acabam largando os estudos. Para atender a essas pessoas, flexibilizamos os horários’, explicou Chalita, durante o evento.

As aulas serão diferentes não só no horário, mas também na metodologia: a presença é obrigatória para quatro horas por semana, embora os alunos possam freqüentar a escola por até 16 horas, entre o sábado e o domingo – o restante do tempo é opcional e o estudante pode aproveitar para estudar em casa, se prefetir. Os professores ‘conversarão’ com os alunos pela internet e por meio de DVDs e os orientadores que ficarão nas escolas serão estudantes que estão no fim de seus cursos, já se preparando para ser professores. Eles receberão um treinamento específico antes do início das aulas.

BOLSA

Em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o Escola da Juventude vai oferecer, ainda, uma bolsa para os estudantes de baixa renda. ‘É mais um incentivo para que eles não abandonem os estudos’, explicou o governador. Estudantes de até 24 anos que estiverem abaixo da linha de pobreza receberão uma bolsa mensal de R$ 60,00.

INSCRIÇÕES

De início, estão abertas 30 mil vagas, em 300 escolas de todo o Estado, nas quais já existe o programa Escola da Família. ‘Acreditamos que esse número seja o suficiente, por enquanto, mas se a procura for maior vamos dar um jeito de abrir mais vagas’, garantiu Chalita. As inscrições estão abertas e o início das aulas está previsto para o dia 5 de março. Para participar é preciso ter concluído o ensino fundamental e ficar preferencialmente na faixa etária entre 18 e 29 anos. Por enquanto, os interessados deverão cadastrar-se na diretoria de ensino da região onde moram. Para saber o endereço, é preciso ligar para o 0800-7700012.