Dobra número de alunos que irão ganhar óculos do programa Visão do Futuro

Jornal de Itupeva

seg, 06/07/2009 - 8h22 | Do Portal do Governo

Cerca de 3.200 alunos serão beneficiados pela iniciativa

Em apenas duas semanas, saltou para 3.200 o número de crianças que irão ganhar óculos do programa Visão do Futuro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP) e a Secretaria de Estado da Educação. Até o último dia 20, cerca de 1.800 alunos haviam sido beneficiados com a doação dos óculos.

O programa pioneiro no Estado ainda vai encaminhar outros 46 mil estudantes aos exames médicos ambulatoriais que acontecem todos os sábados, até o dia 15 de agosto, em grandes hospitais da cidade. Todos os alunos tiveram problemas de visão detectados durante a triagem feita nas escolas da rede.

A parceria capacitou 4.800 professores que realizaram nas salas de aulas a primeira etapa do programa. Por meio dos testes de acuidade visual, aplicados pelos docentes, foi possível identificar os alunos com sintomas que denunciem a existência de algum problema de visão. Ao todo, 133 mil alunos entre 6 e 8 anos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental foram avaliados.

Além da doação dos óculos, o programa irá cuidar também daqueles que tiverem problemas mais graves encontrados, com necessidade de cirurgia ou de transplante.

“Problemas de visão podem atrapalhar o desenvolvimento da criança. Cuidar da saúde de nossos alunos é cuidar para que aprendam e absorvam ao máximo o conteúdo em sala de aula”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.

Visão do Futuro

O programa Visão do Futuro também conta com a parceria de outras entidades como a Santa Casa de Misericórdia, Unifesp e com a Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social. Outro importante apoio vem da Associação das Consulesas (Aconsp), que doa os óculos para as crianças. 

Além do diagnóstico e suporte aos alunos com problemas de visão, o programa irá realizar um estudo sobre a saúde visual das crianças com base nos resultados.