Doações de órgãos crescem 63% no primeiro semestre

Jornal de Itupeva

ter, 21/07/2009 - 8h36 | Do Portal do Governo

Resultado é fruto de aprimoramento na captação e da implantação de projeto de coordenadores internos de transplantes em hospitais estaduais 

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta crescimento de 63,7% no número de doadores de órgãos no Estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano. Foram registradas pela Central de Transplantes 352 doações nos seis primeiros meses deste ano, contra 215 no mesmo período de 2008. 

O número de transplantes cresceu 54,3% no primeiro semestre, também em comparação com os seis meses iniciais do ano passado. Neste ano, de janeiro a junho, houve no Estado 55 cirurgias de coração, 60 de pâncreas, 560 de rim, 295 de fígado e 13 de pulmão. Já no primeiro semestre de 2008 foram contabilizados 36 transplantes de coração, 47 de pâncreas, 344 de rim, 189 de fígado e 13 de pulmão.

O resultado é fruto do aprimoramento do trabalho de captação nos hospitais e da implantação de um novo projeto que criou coordenadores intra-hospitalares de doação e transplante em 31 hospitais da rede estadual paulista (veja lista abaixo). Esses profissionais têm como função identificar pacientes que possam ser potenciais doadores e acompanhar o processo de realização de exames para viabilizar a doação.

Batizado de “Doar São Paulo” o projeto garante remuneração extra de aproximadamente R$ 4 mil por mês aos médicos, que foram indicados pela direção dos hospitais e treinados pela Secretaria. Os coordenadores, que já eram funcionários das unidades, são em geral médicos intensivistas ou neurologistas, escolhidos por terem bom relacionamento com os demais profissionais e conhecimento das rotinas dos hospitais.

O papel dos coordenadores intra-hospitalares é realizar visitas diárias a setores como UTIs, terapias semi-intensivas, recuperação pós-anestésica e pronto-socorro para verificar a existência de pacientes com suspeita de morte encefálica, condição essencial para a doação, conversar com os chefes de equipe e auxiliar na abertura de protocolos para a comprovação do óbito.

A cada notificação de potencial doador realizada pelo hospital participante do projeto, uma mensagem é enviada automaticamente ao telefone celular do médico da Central de Transplantes responsável pelo projeto, que acompanha tudo o que está acontecendo.

Os coordenadores também monitoram a realização dos exames clínicos e do exame gráfico para constatação da morte encefálica, mantêm contatos regulares com as Organizações de Procura de Órgãos e a Central de Transplantes e preenchem um relatório para cada notificação de potencial doador. Todos os meses eles irão participar de uma reunião com representantes da Secretaria com objetivo de discutir medidas para o aprimoramento do trabalho.

“Esse projeto representa um avanço na busca incessante pela ampliação do número de pacientes beneficiados por um transplante no Estado. Os coordenadores intra-hospitalares certamente irão auxiliar a Secretaria na viabilização de um número cada vez maior de doadores”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

Hospitais estaduais participantes do projeto Doar São Paulo

1. Hospital Estadual de Sumaré
2. Hospital Geral de Pirajussara (Taboão da Serra)
3. Hospital Regional de Osasco
4. Hospital Luzia de Pinho Melo (Mogi das Cruzes)
5. Hospital Estadual de Diadema
6. Hospital Regional Sul (capital)
7. Hospital Estadual Mário Covas (Santo André)
8. Hospital Estadual do Mandaqui (capital)
9. Hospital Geral de Guarulhos
10. Hospital Heliópolis (capital)
11. Hospital Geral de Itaquaquecetuba
12. Hospital Geral de Pedreira (capital)
13. Hospital Geral de São Mateus (capital)
14. Hospital Estadual Padre Bento (Guarulhos)
15. Hospital Estadual de Vila Alpina (capital)
16. Hospital Geral do Grajaú (capital)
17. Hospital Geral de Itapecerica da Serra
18. Hospital Geral de Taipas (capital)
19. Hospital Geral de Guaianazes (capital)
20. Hospital Ipiranga (capital)
21. Hospital Geral de Vila Penteado (capital)
22. Hospital Estadual do Itaim Paulista (capital)
23. Hospital Geral de Carapicuíba
24. Hospital Geral de Itapevi
25. Hospital Guilherme Álvaro (Santos)
26. Hospital Regional do Vale do Paraíba (Taubaté)
27. Hospital Vila Nova Cachoeirinha (capital)
28. Hospital Regional de Cotia
29. Hospital Estadual de Sapopemba (capital)
30. Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos
31. Hospital Geral de Franco da Rocha