Diadema vota convênio para a instalação da Fatec

Diário do Grande ABC - Sexta-feira, dia 23 de junho de 2006

sex, 23/06/2006 - 11h55 | Do Portal do Governo

Sérgio Vieira

Do Diário do Grande ABC    

A Câmara de Diadema vota hoje, em segunda discussão, durante sessão extraordinária, projeto do Executivo que autoriza convênio com o Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) para instalação da Fatec (Faculdade de Tecnologia) no município. O primeiro curso será o de Cosmetologia – ligado à área de cosméticos –, que terá início em 2007 e duração de quatro anos.

Entre os motivos para a instalação do curso está o fato de o município contar com o Pólo Brasileiro do Cosmético, criado em 2001, com mais de 100 empresas, representando 10% da produção de cosméticos do País. Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, Joel Fonseca, um dos idealizadores do Pólo, os empresários também participaram da discussão sobre o curso da Fatec. “A proposta é formar profissionais que poderão ser absorvidos pelas empresas do município. A nossa expectativa é muito grande em relação a esse curso”, avalia.

Provisoriamente as aulas serão realizadas no espaço onde fica a CTR (Central de Trabalho e Renda), na Fundação Florestan Fernandes, no Centro. Por isso, a unidade será transferida para outro prédio, a ser alugado pela Prefeitura na região central. Ao todo, serão pelo menos seis salas com 40 alunos, totalizando 240 vagas. A reforma no local deverá ter início em no máximo um mês e deverá custar aos cofres públicos entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.

No ano passado, a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico Sandra Papaiz cedeu uma área de sua empresa (Papaiz Cadeados) para a construção definitiva da Fatec, próxima ao Km 16 da rodovia dos Imigrantes, na entrada de Diadema. Segundo o vice-prefeito, a faculdade será erguida em no máximo dois anos. Mesmo assim, a Prefeitura ainda precisará resolver uma pendenga com a administração estadual: “O governo não queria construir o prédio. Essa questão ainda precisa ser resolvida”.