Dez elevadores para deficientes instalados no Metrô

Jornal do Commércio

sex, 05/02/2010 - 9h28 | Do Portal do Governo

Dez equipamentos de circulação, destinados a melhorar o acesso de deficientes físicos, foram inaugurados pelo Metrô na quinta-feira. São nove plataformas elevatórias verticais (PEV) – nas estações Jabaquara, Conceição, Santa Cruz, Ana Rosa e Liberdade – e um elevador na Estação Sé.

As estações que receberam os aparelhos são parte da Linha 1-Azul e foram construídas na década de 1970, antes de entrarem em vigor leis que obrigam as empresas a oferecer condições de acessibilidade a pessoas com defi ciência. Com a entrega, são 18 equipamentos já inaugurados dentro do projeto de adequação das estações, ainda está prevista a instalação de 25 PEVs e 20 elevadores especiais. Até o fim do ano, a expectativa é que todas as 55 estações do Metrô estejam plenamente acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Com os novos equipamentos, as pessoas com mobilidade reduzida terão mais autonomia durante a utilização do sistema metroviário, desde o acesso até a plataforma”, afirmou o gerente de Operações do Metrô, Wilmar Fratini.

Simplificação

As PEVs são versões simplificadas do elevador tradicional: dotada de modernos dispositivos de segurança, se movimenta somente quando todos os procedimentos operacionais são cumpridos. O acesso às plataformas e aos elevadores do Metrô possui sinalização tátil e visual em todas as estações.