CPTM lança edital para reforma das 3 estações de trem da região

Diário da Região/Osasco

qua, 01/07/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Obras começam em 90 dias e devem ser concluídas em um ano em Osasco, Carapicuíba e também em Itapevi

A Secretaria Estadual de Transportes assinou, na manhã de ontem, ordem para publicação imediata dos editais de abertura de licitação para obras de reforma e modernização das estações de Osasco, Carapicuiba e Barueri.

As intervenções fazem parte do projeto da secretaria para transformar a linha 8 (Itapevi-Júlio Prestes), da qual todas elas fazem parte, em um ramal com padrão “metrô” de qualidade. Para isso, também está em andamento a licitação de uma PPP (Parceria Público Privada) para garantir 36 novos trens ao ramal, sendo 12 reformados e 24 novos. Os primeiros devem chegar até o final de 2010.

“Hoje, essa é a nossa pior linha no sistema da CPTM, por isso estamos investindo tanto. Garantir um padrão metrô significa, muito além de modernizar as estações e melhorar a qualidade dos trens, garantir que o intervalo entre os as viagens tenham confiabilidade, atingindo pelo menos 95% de cumprimento dos horários; e que seja inferiores a 6 minutos. Outra ação será garantir a segurança na mobilidade entre os trens, assegurando que eles trafeguem com distâncias mais curtas entre si, mas com um dos melhores sistemas de controle do mundo”, explicou o secretário estadual de Transportes, José Luiz Portella.

As três intervenções somam quase R$100 milhões. De acordo com o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, caso as licitações ocorram sem problemas, as obras, nos três locais, devem ser iniciadas em 90 dias. “Já o prazo de conclusão está estimado em 12 meses”, afirmou.

Passarelas e terminal

Desse total, a maior parte será destinada à Estação de Osasco, que receberá R$50 milhões em obras. O projeto incluiu a construção de passarelas que vão interligar os dois lados do prédio, garantindo acesso tanto ao Largo quanto ao bairro de Presidente Altino, eliminando as passagens subterrâneas que hoje hoje fazem essa integração.

Além disso, a estação vai ganhar uma nova plataforma, a partir de uma parceria feita com a prefeitura de Osasco, que cedeu uma faixa da rua Erasmo Braga para ampliação da rede. Hoje, a estação atende duas linhas. Para a 8, já existem duas plataformas. Mas os trens que circulam pela linha 9 (Osasco-Jurubatuba) têm apenas uma. Com isso, uma composição precisa esperar a saída da outra para entrar. Sem essa restrição, as viagens da linha 9 vão ficar mais rápidas.

Já a remodelação de Carapicuiba está orçada em R$18,8 milhões e prevê, além do novo visual, com rampas, escadas rolantes e nova sinalização, a interligação da estação, por onde passam 27 mil passageiros por dia, com um futuro terminal metropolitano de ônibus. Esse equipamento está nos planos da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e integra outro projeto em andamento: a da construção de um corredor de ônibus entre Itapevi e o bairro do Butantã, na Capital.

Mas, nesse caso, ainda não há previsão para início das obras.

Já a estação de Barueri, onde embarcam e desembarcam 17 mil passageiros/dia, receberá reformas orçadas em R$30 milhões, também para remodelação.

A CPTM também pretende modernizar as duas estações de Itapevi (central e Engenheiro Cardoso). Nesse caso, de acordo com Avelleda, a licitação já foi concluída e, nesta sexta-feira, será assinada a ordem de serviço para os trabalhos. “Com isso, as obras já começam nos próximos dias”, completou o presidente da CPTM.