Confirmado: Markun é o presidente da Cultura

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 8 de maio de 2007

ter, 08/05/2007 - 11h52 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O jornalista Paulo Markun, de 54 anos, foi eleito ontem novo presidente da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da Rádio e TV Cultura), sucedendo ao ex-secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, que estava no cargo desde 2004. Sua eleição, cujo processo iniciou-se às 9h30 de ontem, não foi unânime: dos 41 conselheiros presentes, três não votaram nele.

O ex-presidente da fundação, Jorge da Cunha Lima, foi reconduzido ao cargo de presidente do conselho. Na mesma reunião do Conselho Curador, foram aprovadas as indicações do empresário Luiz Fernando Furquim como conselheiro. Outros cinco novos conselheiros tomaram posse – Eugênio Bucci, Gustavo Ioschpe, Luiz Gonzaga Belluzzo, Matinas Suzuki Jr. e Rubens Barbosa.

Markun assume a presidência da emissora no dia 14 de junho, para um mandato de três anos. Seu nome foi indicado pelo governador José Serra, que não era simpático à continuidade de Mendonça na direção da casa – é do governo que provém metade do orçamento da fundação, de R$ 160 milhões.

Markun assume com os desafios de devolver a independência da emissora, apagando uma imagem de ‘chapa-branca’; recuperar a credibilidade do jornalismo da casa (abalado com a demissão do Diretor de Jornalismo Albino Castro, dias antes da eleição) e fazer com que a TV Cultura volte a produzir uma programação relevante e inovadora.

Segundo nota da Assessoria de Imprensa da fundação, o jornalista – que disse que não falaria com a imprensa antes de sua posse – teria ressaltado, na eleição, que em sua gestão a TV Cultura deverá caracterizar-se ainda mais por uma programação eminentemente cultural, educativa, informativa, artística e inovadora, com ênfase na experimentação de conteúdos, linguagens e formatos. ‘A educação e o jornalismo, outras marcas registradas da Cultura, também continuarão sendo um (sic) de nossos principais pilares’, afirma.

Markun teria ainda citado como prioridades a dramaturgia e a programação infantil, detentora de três Emmys. ‘Somos um espaço diferenciado para a valorização e a promoção da arte e da nossa música, e continuaremos a sê-lo, evidentemente, levando em conta que os valores representativos da identidade e da criatividade brasileira, não devem impedir a abertura para o universo cultural das outras nações.’

Paulistano, Markun é jornalista profissional desde 1971. Foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas. É diretor e apresentador do programa Roda Viva há oito anos, e é autor de nove livros, como O Sapo e o Príncipe e Meu Querido Vlado (Editora Objetiva).