Começa escavação da Estação Butantã do Metrô

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

seg, 21/02/2005 - 8h31 | Do Portal do Governo

O Metrô está realizando explosões para abrir o poço que abrigará elevadores e escadas de acesso à futura Estação Butantã, que ficará na Linha 4. O local terá 32 metros de diâmetro e 25 de profundidade

MAURO MUG

O poço que vai abrigar as escadas rolantes e fixas e os elevadores de acesso à futura Estação Butantã do Metrô começou a ser aberto no quadrilátero formado pelas Ruas Pirajuçara, MMDC, Camargo e Avenida Vital Brasil. Terá 32 metros de diâmetro e 25 de profundidade e, para abri-lo, serão necessárias muitas explosões. “Perdi até a conta de quantas precisam ser feitas”, disse o engenheiro Sergio Eduardo Favero Salvadori, diretor de Engenharia e Construções do Metrô. A estação faz parte da Linha 4, que ligará a Vila Sônia à Estação da Luz.

O Metrô recomenda que, após o primeiro toque da sirene anunciando as explosões, pessoas e veículos não circulem nas áreas isoladas. Nas imediações, janelas e portas de vidro dos imóveis devem ficar abertas, para evitar que o deslocamento de ar das detonações quebre as vidraças.

Quando a cratera chegar a 25 metros de profundidade começarão as escavações dos dois túneis que comportarão plataformas da estação. A abertura será pelo método New Austrian Tunneling Method (NATM), conhecido como túnel de mineração.

A estação terá três acessos interligados. Dois deles estarão na Avenida Vital Brasil e serão dotados de escadas fixas e rolantes e elevador para deficientes físicos. O terceiro será interligado ao futuro terminal de ônibus e contará com escadas fixas. O projeto prevê 2 bilheterias, 22 bloqueios de entrada, 13 escadas fixas na estação e 15 no terminal de ônibus, 10 escadas rolantes e quatro elevadores. O terminal receberá ônibus das linhas intermunicipais vindos de Cotia, Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra.

“Não haverá necessidade dos ônibus atravessarem as pontes sobre o Rio Pinheiros, reduzindo os congestionamentos”, prevê Salvadori.

Está em fase de conclusão a escavação de uma vala de 14 metros de profundidade. No local, serão instaladas as salas técnicas e os acessos da estação ao terminal de ônibus e à Avenida Vital Brasil.

A Linha 4 deverá transportar 1 milhão de pessoas pelos seus 12,8 quilômetros de extensão, com 11 estações entre a Luz, na área central, e a Vila Sônia, na Zona Oeste.