Cinco cidades recebem verba para tratamento de esgoto

Tribuna Impressa/Araraquara

ter, 07/07/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Cinco cidades da região – Rincão, Ribeirão Bonito, Taquaritinga, Itápolis e Ibaté – receberão verba do Governo do Estado para construir suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) dentro do Programa Água Limpa. Ao todo, serão R$ 5 milhões para 38 ETEs em 33 municípios paulistas, beneficiando mais de 650 mil habitantes.

Criado em 2005, O Programa Água Limpa é uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e Saneamento e Energia, que visa à construção de redes coletoras e ETEs, de preferência pelo sistema de lagoas de estabilização, em municípios com população urbana de até 50 mil habitantes, não atendidos pela Sabesp e que jogam seus esgotos sem tratamento em córregos e rios.

Três municípios da região de Araraquara já contam com investimentos do Programa Água Limpa. Nas cidades de Dobrada, Santa Lúcia e Tabatinga as obras já estão em andamento e deverão ser entregues no primeiro trimestre de 2010.

A cerimônia de assinatura dos contratos foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, na Capital, e contou com a presença da secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena. “O governador José Serra tem uma política de saneamento para todos os 645 municípios paulistas. Agora, estamos seguindo rigorosamente as metas estipuladas”, destacou a secretária para prefeitos de diversas regiões do Estado. O superintendente do Daee, Ubirajara Tannuri Felix, pediu às empresas contratadas que os projetos executivos sejam concluídos no menor prazo possível, mas sem perder a qualidade. Segundo ele, o objetivo é inaugurar as obras no próximo ano.

Despoluição – Dos 222 municípios paulistas que se enquadram no Programa Água Limpa, 57 já haviam resolvido em 100% o problema da coleta e tratamento de esgotos, por iniciativa de empresas ou autarquias locais. As obras do Água Limpa são feitas em parceria com os municípios, que cedem as áreas para a construção das ETEs. Já foram concluídas ETEs em 51 municípios e estão em execução obras em outras 52 cidades. Em breve, serão licitados mais nove projetos executivos, e os últimos convênios deverão ser assinados até o final de 2009. O investimento previsto para o Programa Água Limpa, no período entre 2005 e 2010, soma R$ 422,9 milhões.