Ciclovia ao lado de trem estreia em fevereiro

Folha de S. Paulo

qua, 27/01/2010 - 8h17 | Do Portal do Governo

No mês que vem, paulistano poderá pedalar entre o rio Pinheiros e estações da CPTM, da Vila Olímpia à região de Interlagos

Obras de trecho de 14 km estão em fase final; depois, terá início a construção do restante da ciclovia, que chegará ao parque Villa-Lobos

A cidade de São Paulo ganhará, no mês que vem, os primeiros 14 km de uma ciclovia que permitirá ao paulistano pedalar entre o rio Pinheiros e a linha dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Esse trecho irá da estação Vila Olímpia às proximidades da estação Autódromo, na região de Interlagos, na zona sul da capital. Ambas as estações ficam na linha 9-esmeralda da CPTM, que percorre um trajeto que sai de Osasco, na Grande São Paulo, e chega ao Grajaú.

O dia de fevereiro em que o primeiro trecho será inaugurado ainda não foi marcado. As obras estão em fase final. Falta, basicamente, instalar as grades que separarão os ciclistas do rio e da linha férrea.

Logo em seguida, terá início a construção do restante da ciclovia. Serão pavimentados outros 8 km da margem do rio Pinheiros a partir da estação Vila Olímpia.

Dessa forma, totalizando 22 km de extensão, a ciclovia chegará ao parque Villa-Lobos. No caminho, haverá acessos ao campus Butantã da USP (Universidade de São Paulo) e também ao parque do Povo, no Itaim Bibi. Esse segundo trecho ainda não tem uma data para ser concluído.

Parceria

A ciclovia do rio Pinheiros é resultado de uma parceria entre a CPTM e a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia, ligada ao governo do Estado), que investiram cerca de R$ 10 milhões apenas na construção do primeiro trecho.

No início, os ciclistas terão somente duas entradas -na estação Vila Olímpia e nas imediações da estação Autódromo. No futuro, porém, novos acessos deverão ser abertos em viadutos que passam sobre o rio Pinheiros e em outras estações da CPTM.

A CPTM diz que vai consultar entidades de ciclistas para estabelecer os horários de funcionamento da nova ciclovia. Num primeiro momento, entretanto, ela não poderá ser utilizada à noite.

A ciclovia contará com dois postos de apoio aos ciclistas -um ficará na estação Vila Olímpia e outro, perto da estação Autódromo. A estação Vila Olímpia conta com um bicicletário com 94 vagas.

Em 2005, o governo paulista chegou a planejar uma ciclovIa paralela ao rio Pinheiros, mas o projeto nunca foi executado.