Cetesb vai usar cores para classificar o ar

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 9 de junho de 2006

sex, 09/06/2006 - 11h02 | Do Portal do Governo

Novidade foi anunciada com o início Operação Inverno e está disponível em site

Juliano Machado

A qualidade do ar ganhou cor no Estado de São Paulo. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) anunciou ontem o início da Operação Inverno 2006, em que a principal novidade é o uso de cores para indicar a condição do ar nas 30 estações de monitoramento da Grande São Paulo e do interior (Veja quadro).

O modelo, já utilizado em países como Estados Unidos e França, funcionará inicialmente apenas no site da Cetesb (www.cetesb.sp.gov.br). O objetivo, porém, é aplicá-lo em até um ano nos painéis eletrônicos dentro das cidades e também nas rodovias.

“Queremos facilitar a informação para quem está na rua”, disse Otávio Okano, diretor-presidente da Cetesb. Há duas opções para o formato da mensagem nos painéis, que ainda não foi acertado com as empresas do setor: a tradicional classificação (bom, regular, etc.) associada à cor correspondente ou apenas a exibição da cor.

Outra inovação disponível no site é a medição da qualidade do ar de hora em hora nas estações. No sistema anterior, só era feito um registro por dia, divulgado às 16 horas.

O boletim desse horário será mantido, com o resumo das condições de poluição nas 24 horas anteriores e a previsão para as 24 seguintes. O quadro de informações indica ainda os efeitos nocivos de cada índice de qualidade e as prevenções a serem tomadas.

“O que servia para alguém saber apenas que a condição do ar era regular ou inadequada?”, questionou Carlos Eduardo Komatsu, gerente do Departamento de Tecnologia do Ar.

A população será informada dessas medidas por meio da distribuição de 2 milhões de panfletos no comércio e terminais rodoviários, entre outras formas de publicidade da campanha contra a poluição, que vai até agosto.

FUMAÇA PRETA

Neste ano, a Cetesb multou 2.598 motoristas por emissão veicular de fumaça preta acima do permitido somente até 31 de maio. Com relação aos cinco primeiros meses de 2005, houve um crescimento de 146%. Mas esse dado não preocupa o gerente de Engenharia e Fiscalização de Veículos da Cetesb, Homero Carvalho. “O aumento ocorreu porque estamos fiscalizando mais.” Segundo Carvalho, o importante é analisar o índice de veículos a diesel com motores desregulados, que tem se mantido entre 6% e 8% desde 2000.

Como parte da Operação Inverno, a Cetesb fará no dia 21 uma inspeção de emissão de fumaça preta na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado (Ceagesp), na Vila Leopoldina, zona oeste, por onde circulam diariamente cerca de 10 mil caminhões provenientes de várias cidades.

A Cetesb anunciou também que vai contar com mais 12 estações de medição de qualidade do ar até o fim do ano. Serão dez no interior e duas na Grande São Paulo. O Laboratório de Ruídos e Emissões Veiculares de Praia Grande, na Baixada Santista, ficará pronto em julho do ano que vem.