Cetesb lacra posto de combustível em Santo André

ABCD Maior

qua, 08/07/2009 - 8h47 | Do Portal do Governo

A interdição aconteceu por irregularidades na construção, que prejudica o meio ambiente

Na manhã desta terça-feira (07/08), a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) lacrou, por falta de licença de operação, sete postos de combustíveis no Estado. No ABCD, o Auto Posto Grande ABC, na avenida Valentim Magalhães, em Santo André, foi interditado pelos fiscais Emile Demura e Waldemir de Paula.

“A Cetesb convocou todos os postos a passar por vistorias desde 2004. Este posto, especificamente, desde 2006, está sendo notificado sobre irregularidades na sua construção, que afeta o meio ambiente”, explicou Emile. De acordo com os documentos levados pelos agentes, a empresa já havia recebido duas multas de advertência pela falta das obras, e desde janeiro deste ano recebe multas diárias referente à falta de infraestrutura. “Faltava arrumar as canaletas, pisos, inserir um sensor de vazamento nas bombas, além de outros pequenos reparos”, afirmou.

O agente Waldemir de Paula explicou que as interdições, na Região, ocorre desde de 2005, e nada tem a ver com a qualidade do álcool e gasolina oferecidos. “Nós cuidamos do solo, da influência do local para o meio ambiente, não nos cabe analisar a qualidade do combustível vendido. Desta forma, assim que os donos fizerem os devidos reparos, o posto poderá funcionar normalmente.”

O dono do Auto Posto Grande ABC, que fica naaltura do número 901 da avenida Valetim Magalhães,  não estava no local no momento da lacração, mas mandou o representante legal, o advogado Jair Delgado Pinto. “O posto mudou de dono recentemente, e por isso não conseguimos terminar as obras previstas, mas estávamos começando a fazer”, justificou.

Mediante a interdição, o advogado alertou para uma possível mudança de planos. “Nós estávamos fazendo orçamento para as obras, mas com o posto fechado, perderemos o recurso para custear. Vamos estudar agora se o melhor será recorrer da ação ou realizar as obras ainda sim.”

De acordo com os agentes da Cetesb, se os lacres sejam retirados das bombas o caso será encaminhado para o Ministério Público. ” Para evitar este tipo de problema, a Cetesb fará visitas surpresas, regulares, para garantir que o lugar não está funcionando.”