Cetesb faz operação para conter emissão de fumaça preta

Diário de Sorocaba

ter, 07/07/2009 - 8h58 | Do Portal do Governo

Doze caminhões foram autuados pela Cetesb de Sorocaba nesta segunda-feira, durante fiscalização realizada na avenida Independência, no bairro do Éden. A operação foi desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), com o apoio da Guarda Municipal, e cujo objetivo foi coibir a emissão de fumaça preta.

A participação da Sema nesse trabalho está inserida nas diretrizes traçadas pela Prefeitura e voltadas para a certificação de Município Verde, projeto ambiental que prevê uma série de ações voltadas para a qualidade de vida. A certificação será obtida junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, mediante um protocolo firmado entre o Estado e os municípios paulistas, prevendo diretivas que devem ser alcançadas pelas prefeituras.

Entre essas diretivas, está a questão da poluição do ar, cujo programa inclui um controle da emissão de gases de efeito estufa proveniente, principalmente, de veículos movidos a diesel, como caminhões e ônibus, por exemplo. No caso de Sorocaba, esta foi a primeira operação, após o início do inverno, com a participação da Sema, e que deverá ser intensificada nos próximos dias em vários pontos da cidade.

A fiscalização no Éden foi feita com a utilização de um instrumento conhecido como Escala de Ringelman, tabela com cinco tons de cinza onde é possível fazer uma comparação com a cor da fumaça emitida pelos veículos a diesel. Quando a cor da fumaça se enquadra entre os tons de número três a cinco, o veículo está em desconformidade e é autuado.

A multa por emissão de fumaça preta é de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESP, equivalentes a R$ 951, podendo dobrar a cada reincidência no mesmo ano. Os proprietários autuados nessa operação receberão os autos de infração emitidos pela Cetesb, via Correios.