Cati assume luta contra doença que atinge laranjais

O Estado de S.Paulo

qua, 27/01/2010 - 8h25 | Do Portal do Governo

Fundecitrus deixa funções de fiscalização; controle sanitário será feito por extensionistas da Cati

A Secretaria de Agricultura paulista vai reforçar a luta contra o greening, a mais devastadora doença da citricultura paulista. O secretário João de Almeida Sampaio decidiu colocar a estrutura da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) no trabalho de orientação e capacitação dos agricultores para o controle da praga. A rede de extensionistas da Cati, com base física em quase todos os municípios e praticamente o dobro de funcionários, irá se somar à da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), que já atua no combate ao greening.

A decisão foi tomada depois que o convênio da secretaria com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) venceu e não foi renovado. Com isso, cerca de 1.100 agentes da entidade deixam de atuar na fiscalização da doença pelos citricultores. Donos de pomares com mais de 200 plantas são obrigados a inspecionar árvore por árvore a cada três meses. Se forem detectados sinais da doença, a planta deve ser arrancada ou cortada rente ao solo. As vistorias são documentadas num relatório, encaminhado semestralmente à CDA.

Segundo Sampaio, a saída do Fundecitrus da fiscalização será gradual. Ele explica que o órgão é parceiro da indústria de suco e dos produtores e não se sentia confortável no papel de fiscal. “A inspeção tem de ser uma atividade cotidiana do produtor, o maior interessado na sanidade do pomar.” Ele conta que mais de 80% dos citricultores assumiram esse papel, como demonstram os relatórios entregues à CDA. Os técnicos da coordenadoria assumem a fiscalização apenas para confirmar se o agricultor está fazendo o controle.

Sampaio informa que o esforço da Secretaria será concentrado no trabalho preventivo e de orientação, para evitar a propagação em áreas onde a incidência do greening é baixa. Conforme o Fundecitrus, cerca de 6 milhões de plantas já foram erradicadas e outras 4 milhões terão de ser eliminadas. “Os números da doença cresceram porque a fiscalização também aumentou.” O greening é causado por bactéria e não tem cura. A forma de controle é eliminar plantas doentes. “Essa doença é de manejo da propriedade. Ninguém precisa deixar de ser citricultor.”

Novo papel

O novo papel do Fundecitrus será no apoio ao produtor para assegurar a sanidade dos laranjais. “Ampliaremos a pesquisa e a conscientização fitossanitária, na qual a prevenção seja a melhor forma de manejo dos pomares”, diz o presidente da entidade, Lourival Monaco.

No último dia 18, ele se reuniu com Sampaio para discutir as ações. Novas tecnologias para controle da doença estão sendo desenvolvidas. Na área técnica, serão intensificados os cursos, palestras e treinamentos para a condução adequada de pomares. “Os citricultores continuarão tendo todo apoio do Fundecitrus.”