Campinas tem 3,3 mil vagas para supletivo do Ensino Médio

Correio Popular - Campinas - Sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005

sex, 04/02/2005 - 9h39 | Do Portal do Governo

Matrículas podem ser efetuadas até o próximo dia 28 e aulas serão ministradas nos finais de semana

Campinas tem 3,3 mil vagas, distribuídas em 30 escolas estaduais, para o projeto Escola da Juventude, que irá oferecer supletivo de Ensino Médio aos finais de semana. “É uma oportunidade de ouro para quem trabalha durante o dia e não consegue freqüentar as aulas à noite”, destaca o dirigente regional de ensino Antonio Admir Schiavo. O início das aulas está previsto para 5 de março. “Cada unidade escolar poderá montar até duas turmas, sendo que cada uma delas deverá ter, no máximo, 50 vagas”, acrescentou a dirigente regional Célia Maria Ferreira.

As inscrições podem ser feitas nas escolas participantes do programa até o próximo dia 28. A Diretoria de Ensino Campinas-Oeste irá oferecer 2 mil vagas. Neste total, estão incluídas as cidades de Vinhedo e Valinhos. “O projeto tem uma proposta moderna, utilizando-se nas aulas de laboratórios de informática e salas de vídeos”, explicou Schiavo. Na sala ambiente de informática, o aluno contará com um monitor para auxiliá-lo a tirar suas dúvidas. A Diretoria de Ensino Campinas-Leste tem 1,3 mil vagas disponíveis. “Os matriculados na Escola da Juventude irão fazer o curso supletivo em três módulos, sendo cada um com duração de seis meses”, disse Célia. O aluno terá flexibilidade para freqüentá-lo segundo sua disponibilidade de tempo. A avaliação será contínua, com provas bimestrais, e um exame para a conclusão do módulo no fim do semestre. O diploma do Ensino Médio será concedido após a aprovação em todos os módulos. Para saber onde fica a escola mais próxima, o interessado por ligar para o telefone 0800-7700012.

Em todo o Estado serão oferecidas, inicialmente, 30 mil vagas em 300 escolas. O curso terá um ano e meio de duração. Isso porque o número de vagas pode ser ampliado, dependendo da quantidade de inscrições. De acordo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, o número de formandos na 8ª série do Ensino Fundamental foi de 673.820 em 2002 em todo o Estado. A Secretaria Estadual de Educação informou que, no mesmo ano, 507.995 concluíram o Ensino Médio, o que representa que 165.825 alunos abandonaram a escola no Estado de São Paulo.

Além do ensino-aprendizagem, o projeto buscará incluir o aluno no mundo digital, visando o mercado de trabalho. Para isso, segundo assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, o curso será dividido em três tipos de atividades: as curriculares presenciais (aulas das disciplinas tradicionais aos sábados e domingos); as de inclusão digital (também ocorrerão nos fins de semana durante uma hora e meia); e as individuais (a serem feitas durante a semana). (Nice Bulhões/Da Agência Anhangüera)