Brasil recebe 1º lote da vacina da gripe A

Folha de S. Paulo

qua, 06/01/2010 - 8h21 | Do Portal do Governo

Instituto Butantan colocou 600 mil doses à disposição do ministério, que importará ao todo 83 milhões de unidades

Campanha será entre março e abril de 2010 e deverá atender primeiro grávidas, bebês de 6 meses a 2 anos e trabalhadores da saúde

As primeiras 600 mil doses da vacina contra o vírus da gripe A (H1N1) no Brasil, recebidas no dia 30 de dezembro pelo Instituto Butantan, em São Paulo, devem ser colocadas à disposição do Ministério da Saúde nos próximos dias. No total, o Governo Federal importará 83 milhões de doses para a campanha nacional de vacinação, que será realizada entre março e abril deste ano.

Como o número de doses é insuficiente para toda a população, o ministério vai priorizar profissionais da saúde envolvidos no atendimento aos pacientes, grávidas, crianças entre seis meses e dois anos, comunidades indígenas e pessoas com doenças crônicas preexistentes (cardíacas, pulmonares etc.), seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até o início de fevereiro, o governo deve anunciar os detalhes da estratégia de vacinação contra a doença no país. A aplicação será injetável -em uma única dose para os adultos e, possivelmente, em duas doses para as crianças.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvencio Furtado, “o ideal seria ter 180 milhões de doses, para toda a população brasileira”.

Mas, segundo ele, é correta a atitude do Ministério da Saúde de priorizar grupos com maior risco de contrair o vírus. “É claro que outros grupos podem ficar mais expostos e vulneráveis, mas, quando não há vacina para todos, é preciso fazer uma espécie de escolha em favor dos casos de maior gravidade.”

De acordo com Furtado, quem não tomar a vacina deverá redobrar o cuidado com atitudes preventivas, como lavar as mãos para evitar a contaminação e procurar um médico se surgirem os sintomas.

Segundo o presidente da Fundação Butantan, José Silva Guedes, não há vacinas suficientes no mundo todo porque elas estão sendo produzidas há pouco tempo e ainda não é possível fazê-lo em larga escala.

Dos 83 milhões de doses comprados pelo ministério, 10 milhões serão fornecidos pelo Fundo Rotatório de Vacinas da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e 40 milhões serão fornecidos pelo laboratório GlaxoSmithKline (GSK) -além das 33 milhões de doses que o Instituto Butantan importou do laboratório francês Sanofi Pasteur, que já tem acordo de transferência de tecnologia com o Butantan para a vacina da gripe sazonal.

De acordo com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o Instituto Butantan deve começar a fabricar a vacina contra o vírus da nova gripe em julho de 2011.

Pandemia

Em 2009, o surgimento do vírus A (H1N1) fez o mundo viver a primeira pandemia de gripe desde 1968. Segundo dados do Ministério da Saúde, a gripe causou 1.632 mortes no Brasil.

Até o dia 13 de dezembro, haviam sido registradas 10.582 mortes em 208 países e territórios, segundo a OMS.