Até 2017, cerca de 87% do esgoto da região metropolitana será tratado

Mogi News

ter, 21/07/2009 - 8h52 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) prepara, paralelamente à construção do Parque Várzeas do Tietê, o lançamento da terceira fase do projeto Tietê, que vai aumentar a coleta e o tratamento de esgoto lançado no rio.

Previsto para ocorrer até o fim deste ano, a meta é colaborar com o projeto paisagístico do maior parque linear do mundo. Até 2017, está previsto coletar e tratar 87% do esgoto da região metropolitana.

Segundo o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, o governo do Estado prevê alocar cerca de R$ 2 bilhões de investimento. O recurso já está em negociação e deve ter vigência até 2015.

Estão previstos a ampliação da infraestrutura da coleta e tratamento de esgoto com a construção de 580 quilômetros de coletores-tronco e interceptores, 1,2 mil quilômetros de redes coletoras e 200 mil ligações de esgoto domiciliares. O governador José Serra (PSDB) deve anunciar a terceira etapa até dezembro deste ano.

“Hoje, temos mais de 70% do esgoto coletado e, deste, 58% é tratado. Com esses novos investimentos da Sabesp, vamos chegar ao fim da fase três, entre os anos de 2016 e 2017, com cerca de 87% de coleta e tratamento na região metropolitana”, comparou a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena.