Alunos especiais terão transporte escolar gratuito

Diário de Suzano

qui, 30/07/2009 - 8h54 | Do Portal do Governo

Três alunos portadores de necessidades especiais que moram em Suzano terão transporte escolar gratuito. Primeiro convênio assinado exclusivamente com esta finalidade foi firmado entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e 52 operadoras do Serviço Especial de Transporte Conveniado – “Ligado”. Estudantes especiais podem solicitar o benefício diretamente na diretoria da unidade em que está matriculado.

Os suzanenses são das escolas estaduais Professora Alice Ramos, Paulo Kobayashi e Parque Residencial Casa Branca II. No convênio, assinado nesta segunda-feira, serão atendidas 30 crianças com deficiência da rede estadual de ensino de Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo e Suzano. Entraram também 32 que são atendidas pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e mais 50 crianças e respectivos acompanhantes que freqüentam a Associação Amigos dos Autistas (AMA).

“Esse serviço tem tudo para ser um sucesso, pois foi criado para propiciar um trabalho digno aos seus operadores e oferecer um transporte de excelência aos passageiros especiais”, disse o presidente da EMTU, Julio Antonio de Freitas Gonçalves.

De acordo com a EMTU, neste semestre serão transportados 180 alunos, mas a previsão do convênio é de atender 400 pessoas em um período de 18 meses. Para os interessados, é preciso acionar a diretoria da escola que fará a solicitação para a Coordenadoria de Educação do governo do Estado. Este convênio abrange os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

A EMTU informou que 52 veículos são do tipo micro-ônibus, sendo 27 deles equipados com elevador para cadeirantes.

Convênio – A EMTU é responsável pelo planejamento, organização, execução do serviço e fiscalização, além de estabelecer as regras,  diretrizes e procedimentos  operacionais. Os custos ficam a cargo das entidades que se conveniarem ao serviço.