Alckmin estará na festa do consumidor

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 7 de março de 2005

seg, 07/03/2005 - 8h41 | Do Portal do Governo

No próximo dia 13, o governador irá participar da comemoração dos 14 anos do Código de Defesa do Consumidor, no Sambódromo do Anhembi, em evento promovido pelo JT e AES Eletropaulo

O governador Geraldo Alckmin irá participar, no próximo dia 13, do evento ‘O consumidor é Show’, iniciativa do JT e da AES Eletropaulo para celebrar os 14 anos do Código de Defesa do Consumidor CDC e do Dia Mundial do Consumidor. Alckmin foi o autor do projeto de lei do CDC na época em que era deputado federal. A festa acontece no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da Capital, com entrada franca.

A organização do evento pretende atrair diversos grupos de consumidores de diferentes faixas etárias e classes sociais. Quem for ao Sambódromo também poderá tirar dúvidas sobre as relações de consumo com as empresas e ainda conhecer o trabalho de ONGs e órgãos de defesa do consumidor.

Já confirmaram presença a Fundação Procon, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), o Centro de Integração da Cidadania CIC, Idec, Pró-Teste, além das secretarias da Justiça, Verde e Habitação. O objetivo desses órgãos, que funcionarão em estandes espalhados pelo Sambódromo, será educar o consumidor e mostrar como é possível praticar o consumo consciente.

A Pró-Cultura Marketing Cultural, responsável pela organização da festa, calcula que cerca de 60 mil pessoas participarão do show. ‘O evento é feito para o consumidor e a presença dele e das entidades irá estimular a troca de informações’, avalia Jussara Gontow, presidente da Pró-Cultura.

Depois de passar pelo Congresso, o texto do CDC foi sancionado pelo então presidente Fernando Collor, em setembro de 1990. A legislação, que entrou em vigor seis meses depois, foi resultado de longas discussões entre dirigentes de Procons e de entidades de defesa do consumidor. O CDC também foi inspirado em legislações de outros países. Para especialistas, os consumidores foram os grandes responsáveis pelo sucesso do código.