80% dos temporários continuam na PM

Agora São Paulo - Quinta-feira, 30 de outubro de 2008

qui, 30/10/2008 - 10h55 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Terminam hoje, as 16 horas, as inscrições para o cargo de soldado temporário da PM de São Paulo. São 1.775 vagas e, para se inscrever, é preciso fazer o cadastro no site www.nossacaixa.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 8.

Os contratos têm duração de um ano e poderão ser renovados por mais um, mas, segundo a área de concursos da PM, 80% dos temporários acabam sendo efetivados depois -após passar por novo concurso. É o caso da soldado Sirlaine Faria, 24 anos.

Antes de ser contratada na PM, Sirlaine passou dois anos como soldado temporário. “A maioria gosta do trabalho e acaba se dedicando mais ao concurso. Além disso, a experiência que se adquire como temporário também facilita muito na hora de fazer a prova”, afirma.

A seleção inclui prova teórica, avaliação física e investigação social. Para concorrer, é preciso ter entre 18 e 23 anos, 1,65 m de altura, (homem) ou 1,60 m (mulher), ensino fundamental completo e não ter antecedentes criminais.

Os aprovados trabalham por até dois anos em funções dentro dos quartéis. “Eu era responsável por atender as chamadas do 190 de toda a Grande São Paulo”, conta Faria. “Não é um fácil, principalmente pela questão do militarismo” diz a PM. “Ter de responder “sim senhor’, “não senhor’, logo no primeiro emprego é uma experiência muito diferente”, completa a soldado, que começou como temporária aos 18 anos.

A dica para garantir um lugar na corporação é seguir as regras. “Atrasos, por exemplo, não são aceitos de jeito nenhum.”