40% dos veículos a diesel poluem acima do limite

Cetesb vai ampliar blitze na Grande São Paulo para flagrar caminhões e ônibus desregulados

qua, 30/11/2011 - 16h06 | Do Portal do Governo

Do Metro

A Cetesb vai intensificar a fiscalização de caminhões e ônibus para tentar diminuir a emissão de poluentes em todo o Estado.

Segundo estimativa da agência ambiental paulista, cerca de 320 mil, dos 800 mil veículos movidos a diesel que circulam no Estado estão desregulados e despejam na atmosfera material particulado acima do permitido. O número representa 40% da frota movida a diesel.

“Hoje Esses veículos são os grandes vilões. Vamos apertar o cerco contra eles”, afirma o gerente de Emissões Veiculares da Cetesb, Vanderlei Borsari.

Segundo Borsari, no ano passado 11 mil veículos movidos a diesel foram multados em todo o Estado por estarem desregulados. A multa, de R$ 1.047, dobra no caso de reincidência.

A partir do ano que vem, a Cetesb vai colocar cinco unidades móveis apenas para fiscalizar a emissão de fumaça preta por veículos a diesel.

“Serão blitze semanais em toda a Grande São Paulo. Cada uma das novas unidades terá equipamentos semelhantes aos da inspeção veicular da capital”, afirma.

Estudo da Laboratório de Poluição da USP revela que 7 mil pessoas morreram por ano na região metropolitana de São Paulo em decorrência de problemas causados pela poluição, uma média de quase 10 óbitos por dia.