249 bafômetros chegam ao Estado de SP

Bragança Jornal Diário

seg, 20/07/2009 - 8h27 | Do Portal do Governo

Na última quinta-feira, 16, o Ministério da Justiça enviou à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) mais 249 novos bafômetros. Segundo o secretário executivo do ministério, atualmente o Estado de São Paulo conta com 616 aparelhos, mas, até o final de 2009, deverá contar com mais de 1.500 aparelhos. Estes bafômetros não são destinados apenas à cidade de São Paulo, mas sim para 645 municípios paulistas a serem definidos pela Polícia Militar do Estado, para então haver o repasse dos aparelhos. 

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar de São Paulo, os municípios serão escolhidos de acordo com o número da população e dados relevantes à segurança no trânsito, como, por exemplo, a quantidade de acidentes, vida noturna, tamanho da malha rodoviária, dentre outros. Os bafômetros doados pelo ministério fazem parte do lote de 10 mil equipamentos adquiridos pela pasta no final do ano passado, sendo que 3 mil foram entregues à Polícia Rodoviária Federal e outros 1700, repassados aos Estados. 

Com os novos bafômetros, a Polícia Militar dos municípios que receberam os aparelhos, passarão a intensificar as ações de fiscalização dos condutores nas ruas e também coibir a ação de pessoas que bebem e depois vão dirigir. 

Segundo a SSP, cada bafômetro custou R$ 7.500 e vem acompanhado com 2.500 bocais descartáveis e impressora.